terça-feira, 12 de abril de 2011

Liberdade ganha novo jornal


Salvador, fundada em 1549 e primeira capital do Brasil até 1763, a cidade comemora 462 anos de existência no dia 29 de março. É neste mês de aniversário da cidade do Salvador que nasce o Jornal Ligação Direta, em parceria com a Rádio Som Liberdade, uma união que já surge com bons frutos no ano em que a Rádio completa 40 anos de existência.

Liberdade, hoje conhecida como a rua Lima e Silva é a antiga Estrada das Boiadas. A Liberdade era passagem dos bois que vinham do sertão e eram comercializados na Feira do Capuame. Em 1823, por ali entrou o exército libertador e então, a Estrada das Boiadas passou a ser chamada Estrada da Liberdade. Considerado como o bairro mais populoso da cidade de Salvador, e representativo da cultura negra, considerado pelo Ministério da Cultura como o território nacional da cultura afro-brasileira. O povoamento da Liberdade se deu logo depois da abolição da escravatura, com a ida de negros libertos e ex-escravos para o local.

A Liberdade não é só o bairro mais negro de Salvador e do Brasil. É um lugar, onde a negritude tem a sua maior referência.

Parabéns Salvador, parabéns Liberdade.

Jorge Piloto – Editor


2 comentários:

  1. Jorge, sou morador da Liberdade e atualmente sou Sub-Editor Chefe do jornal A Cachoeira, da cidade de Cachoeira; e Repórter, Fotógrafo e Cinegrafista da TV Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, ambas cidades no Recôncavo.

    Em fevereiro do ano que vem irei passar uma temporada na Europa para aprimorar minha pesquisa acadêmica voltada para o mestrado em Comunicação. Em breve retornarei à Salvador e penso em montar meu próprio negócio no ramo do jornalismo. A Liberdade é uma cidade dentro de Salvador! Poderia muito bem ser explorada todos os dias com notícias que serviriam para o A Tarde, Correio, Tribuna, entre outros.

    Caso esse projeto seja do seu interesse entre em contato comigo pelo e-mail [neto-caldas@hotmail.com] ou mesmo pelo celular (71) 8603-2455 ou (75) 9164-6514.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossas raízes!! Liberdade!! Palavra forte conquistada pela eterna luta. Por isso é um bairro marcante para nossa cidade. Parabéns pelo Jornal Ligação Direta e pela Rádio Som Liberdade! Estarei ligada! abs!

    ResponderExcluir