segunda-feira, 25 de junho de 2012

PM IMPEDE DIREITO DE LIVRE MANIFESTAÇÃO POPULAR NA LIBERDADE

Fiquei surpreso ao tomar conhecimento da atitude de um Major do 37º Batalhão da Policia Militar, que colocou 18 viaturas da PM, na Rua do Curuzú, Bairro da Liberdade, Salvador-Bahia, no dia de São João para impedir a manifestações de blocos populares.
O episódio ocorreu hoje, Domingo, dia 24/06/2012, com o propósito de impedir que os blocos populares transitassem pelo bairro e ficassem restritos ao seu local de saída, em forma de concentração> Um absurdo, que há 40 anos "blocos populares" saem e circulam pelo bairro da Liberdade, comemorando o São João e trazendo alegria da população, num lugar tão carente de diversão.
A intervenção ocorreu por determinação de um Major da PM, sob o argumento esdrúxulo de que os blocos não possuíam autorização dos órgãos Municipais de fiscalização, a xemeplo da SUCOM, para poderem transitar livremente no bairro.
Abuso de autoridade, isso nunca ocorreu por aqui, o povo agora necessita de autorização para se manifestar por ocasião de festejo junino, carnaval, 2 de Julho, quando as pessoas pintam camisas ou fazem fantasias e saem espontaneamente pelas ruas para se divertir, assim como ocorre em todo o Estado da Bahia.
Será que precisamos invocar um direito Constitucional, nossa Carta Magna, que no seu artigo 5º, assegura a todo o cidadão o seu livre direto de ir e vir, agora até grupos de pessoas, se formarem bloco, pra sair do lugar, terão que obter autorização pelos órgãos públicos para poder brincar nas ruas, em pleno São João?
A festa de São João é a segunda maior festa popular da Bahia, só perde para o Carnaval. A Liberdade é um dos maiores bairros negro da América Latina.
Coincidentemente, também, é um dos bairros com grande predominância de população pobre, todavia, as manifestações populares sempre por aqui ocorreram de forma livre, sem a intervenção do Estado, até porque vivemos uma democracia e não ditadura.
Será que houve também esta exigência para manifestação de blocos similares e outros bairros?
Aqui é a LIBERDADE, o berço da Cultura baiana, onde nasceu o Ilê Aiê, Muzenza, Barrabas, Estudantes, Desajustados, Impossíveis, dentre uma dezena de outros blocos, que nesta ocasião, desfilaram e desfilam livremente pelo bairro.
A Liberdade também o berço da cultura afrodescendente, berço da história, onde brotou inúmeras manifestações populares, ordeiras e pacíficas, mas que também, soube bem defender os seus direitos, quando resistiu heroicamente e expulsou as tropas Portuguesas, na luta definitiva pela Independência do Brasil, ocorrida em 02 de Julho de 1823, batalha que ocorreu nas estradas da boiadas, hoje denominada de Rua Lima e Silva “Estrada da Liberdade”.
Ironicamente, estamos às vésperas de comemoramos 189 anos de Independência baiana, e somos surpreendidos com uma ato de tamanha violência contra a liberdade democrática de um povo tão sofrido e trabalhador, como é o povo deste bairro.
Em fevereiro, quando ocorreu a Greve da PM em Salvador, o bairro da Liberdade foi duramente atingido, isto porque foi um dos bairros que mais sofreu com ataques e saques, e sentiu muito a ausência da polícia, em virtude da greve. Depois deste episódio, sofreu novo golpe, a Cesta do Povo, situada na Feirinha do Japão, que foi totalmente saqueada, não mais abriu as suas portas e até hoje o povo clama pela sua reabertura , e apesar de inúmeras reclamações remetidas por esta Associação, à Secretaria de Indústria e Comércio, sequer recebemos uma única resposta.
Outro ataque. O Transporte Alternativo do bairro, vem sofrendo duros ataques, talvez um dos mais perseguidos no Estado, em relação a todos os bairros de Salvador por onde transitam os transportes alternativos. Quotidianamente, o DETRAN faz apreensões aos veículos da Cooperativa Cootapamil, a única do bairro, por que será?
Não bastasse isso, agora, soubemos que o alvo agora, é contra a livre manifestação popular. Ou seja, blocos de ruas não puderam sair do seu local, foram impedidos de se movimentar pelo bairro. O que pensam esses atores? Jogar o governo contra a opinião pública às véspera das eleições, será que este tipo de ação conta com o aval da Secretaria de Segurança Pública? Será que conta com o aval do Comando Geral da PM? Será que conta com o aval do Governador do Estado?
Temos certeza que não !!!!
Será que “eles”, digo os que comandaram a ação, pensam que o Governo ao mudar o seu Comando SEDE para Cachoeira na segunda feira, eles no Domingo passaram a ser os donos da Cidade, que já está tudo dominado, e o nosso Estado de Direito, esqueceram que ele existe.
O Comando da PM precisa rever, urgentemente, quem está no comando destas ações, pois todas elas tem como alvo a liberdade.
Protestamos por esse episódio, lamentável, e nos colocamos solidários, ao lado da população que teve a sua liberdade cerceada pela força bruta que nos lembra os tempos de outrora e não a democracia do governo Jaques Wagner.
É lamentável.
"Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós"
Jorge Piloto
Presidente da Associação Salvador Casalino

Nenhum comentário:

Postar um comentário