quinta-feira, 21 de junho de 2012

Terceiro ano terá aulas extra para o Enem

Tribuna da Bahia
Carlos Vianna Junior REPÓRTER
Próxima segunda-feira, 25, terá início o plano da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que pretende, com mais de dois meses de atraso devido à greve dos professores, iniciar a preparação dos alunos do 3º ano para o concurso de acesso às universidades.

Vinte e dois mil estudantes de Salvador serão reunidos em 19 escolas. Eles contarão ainda com aulões e reforço através da TV e da internet. O retorno para os alunos do mesmo grau em municípios do interior também está sendo planejada.

“É uma operação complexa e estamos prontos para executá-la, monitorá-la e torná-la exitosa”, ressaltou o secretário da Educação Osvaldo Barreto, ao apresentar o projeto, ontem na sede da secretaria, no CAB.
As 19 unidades escolares, chamadas de escolas polos, onde ocorrerão as aulas, reunirão os alunos de outras unidades da mesma região. Segundo o secretário, as turmas e os turnos nos quais os alunos estão matriculados serão mantidos.

“A única mudança é que eles se encaminharão para a escola que reunirá todos os estudantes da região em que está localizado a sua escola de origem”. Os endereços das escolas polo estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
As aulas serão ministradas por mais de 1200 professores. Eles atenderam à convocação da secretaria, feito através do Diário Oficial e por telefone. Serão 542 concursados, que estão em estágio probatório, e 706 contratados através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Questionado sobre a preparação desses novos professores, o secretário esclareceu que já está sendo realizada.

“Eles se apresentaram na terça-feira, no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e de imediato entraram em contato com a nossa equipe pedagógica, a preparação continua e durante as aulas a mesma equipe estará presente nas escolas para monitorá-los”, explicou.

Ele esclareceu ainda que, ao contrário do que foi divulgado pelos professores em greve, não haverá professores do ensino fundamental dando aulas para os alunos do terceiro ano, nem troca de especialidade.
AULÕES - Para reforçar o aprendizado dos alunos, serão realizadas 384 Aulões Enem, na capital e em 11 municípios do interior. São aulas realizadas em grandes centros de ensino, nas quais podem estar presente até 700 alunos. O conteúdo será direcionado ao Enem.

O educador Jorge Portugal comandará uma equipe de professores especialistas nas diversas áreas de conhecimento exigidas no concurso. Cada aula contará com quatro professores que se revezam de maneira interdisciplinar.
O primeiro Aulão-Enem acontecerá no próximo dia 27, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, na Caixa D’Água, primeiro dos 13 bairros a receber o projeto. Para facilitar ainda mais o acesso ao projeto, a TVE vai exibir 16 dessas aulas em sua programação.
Outra forma de reforço, também veiculada pela TVE e comandada por Jorge Portugal, será a exibição do programa É Bom Saber. São 175 edições do programa exibidas no decorrer do que resta do ano letivo. Para os alunos que tem acesso à internet ou conseguirem acessá-la na escola, outra opção de reforçar os conhecimentos, é alcançar o conteúdo digital do Portal da Educação. As escolas receberão mídias com o passo a passo para sua utilização.
Greve começa a perder força
Segundo o secretário Osvaldo Barreto, a greve dos professores da rede pública estadual perde força a cada dia. “A resposta dos professores convocados para este projeto é um indicativo que os profissionais da educação já não veem sentido numa greve tão longa”, disse. Outro aspecto que o secretário apontou como demonstrativo do enfraquecimento do movimento grevista é a realidade das escolas no interior do estado.
“Hoje já são quase 300 municípios sem greve, ou seja, quase 1000 escolas em aula. Em cidades onde o movimento estava forte, os professores começam a voltar às aulas, a exemplo de Juazeiro, Ilhéus e Itabuna”, informou.

Segundo ele os professores começam a ceder à pressão dos pais, que estão desesperados com a situação dos filhos, e muitos estão tomando consciência que o que foi conseguido com o movimento é suficiente, ao menos, para o momento.
O secretário garantiu que nenhuma outra proposta será feita aos grevistas. “Sustentamos a proposta de aumento, para os professores licenciados, de 7% em novembro deste ano e mais 7% em abril de 2013. Eles têm que entender que é inviável uma linearidade no aumento para todos. Acho que pelo andar da carruagem os professores voltam às aulas depois do São João”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário