quarta-feira, 20 de junho de 2012

Junta Militar nega morte de ex-ditador egípcio Mubarak

Depois de sofrer AVC, Mubarak está em estado crítico de saúde
Da Redação - Correio da Bahia
O ex-ditador egípcio Hosni Mubarak está insconciente e respira com ajuda de aparelhos, mas não está clinicamente morto, segundo fontes de segurança da Junta Militar do Egito afirmaram nesta terça-feira (19).
"Ele está completamente inconsciente e usando respiração artificial", disse uma fonte militar, logo depois que a agência de notícias estatal Mena divulgou nota informando a morte de Mubarak.
De acordo com o porta-voz do ministério egípcio do Interior, Alaa Mahmoud, Mubarak sofreu um AVC, respira com ajuda de aparelhos e seu estado é "crítico", mas ainda não se pode dizer que teve morte clínica.
 
Mubarak, que estava na cadeia há duas semanas, foi transferido nesta terça para o hospital militar Maadi, em Cairo, depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Ainda na cadeia, ele já teria passado por uma desfibrilação cardíaca.
O ex-ditador comandou o Egito por mais de 30 anos, mas foi derrubado em fevereiro de 2011 depois de uma revolta popular, parte do movimento que ficou conhecido como Primavera Árabe. Os manifestantes buscam mais liberdade - tanto política quanto de comportamento.
Apesar de usar suas forças de seguranças para tentar reprimir os manifestantes, Mubarak não conseguiu evitar sua queda.
Prisão
Detido há duas semanas na ala média da prisão de Tora, Mubarak havia sido condenado em junho a prisão perpétua. Segundo fontes da prisão, ele sofria de depressão, tinha hipertensão e dificuldades para respirar.
Mubarak foi condenado à prisão perpétua por usar da violência contra seu próprio povo - os conflitos deixaram 850 mortos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário