terça-feira, 26 de junho de 2012

Dividido, PR empurra decisão para 5ª Feira

Tribuna da Bahia
 
O esperado anúncio da adesão do PR ao projeto de candidatura do deputado Nelson Pelegrino (PT) terá que esperar até a próxima quinta-feira (28), quando os republicanos realizam a convenção municipal da legenda.

De acordo com o presidente estadual da sigla, o vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, César Borges, a informação de que o anúncio seria feito ontem foi veiculada de maneira equivocada pela imprensa. No entanto, após um encontro entre Borges e Pelegrino, o próprio candidato do PT afirmou que o acordo sairia na segunda-feira.

Segundo o republicano, o partido vai marchar com a candidatura de Pelegrino, situação já esperada desde a nomeação dele para o Banco do Brasil, porém o anúncio fica para a convenção. “Vamos marchar com Pelegrino e não vamos fazer um anúncio, vamos fazer a convenção do PR”, disse à Tribuna.

Borges, entretanto, confirma que existem posições divergentes entre os correligionários, como o deputado federal Maurício Trindade e o deputado estadual Sandro Régis, contrários à adesão definitiva do PR ao projeto petista. “Se puder convencê-los até quinta, faremos o anúncio oficial antecipado”, afirmou.
“Nenhum partido está tendo unanimidade, mas a maioria do PR concorda que devemos marchar com Pelegrino”, garantiu Borges. Diante dos questionamentos de Trindade, o ex-senador ressaltou que o parlamentar não possui chapa de vereadores e chegou a citar a candidatura do irmão dele, José Trindade, a vereador por outra legenda.

“É uma atitude isolada. A direção do partido existe justamente para isso, para dar uma direção”, justificou. Na outra ponta, o deputado manifestou preocupação com chapa de vereadores do PR, que ficariam sem espaço na eleição proporcional com a aliança em torno de Pelegrino.
Na semana passada, Maurício Trindade questionou a autonomia de Borges para decidir pelo partido. “O partido é um grupo de pessoas e o senador não pode falar como uma decisão sem consultar vereadores, deputados estaduais e federais”, reclamou Trindade. O parlamentar comparou o método utilizado pelo PT para conseguir a adesão dos republicanos com estar “matando e esquartejando o PR”.
Apresentado por conta própria como pré-candidato, Trindade disse estar ancorado em decisão do diretório municipal da sigla para postular a condição de candidato, porém a situação é negada com veemência por Borges. “Se ele tiver uma ata que comprove, revemos nossa posição”, desafiou o dirigente.

O vice-presidente do BB, inclusive, supõe que outras legendas estejam insuflando o esforço de Trindade em aparecer como candidato. “Não tenho dúvidas de que isso pode estar acontecendo”, sugeriu.
Em divergência clara com a disposição do diretório baiano do PR, Maurício Trindade apontou que “não vai apoiar o candidato que está tomando o partido dele”, no caso, o PT, de Pelegrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário