terça-feira, 19 de junho de 2012

EDUFBA e Paulo Costa Lima lançam os livros Música Popular e outras adjacências e Teoria e prática do compor I

Tribuna da Bahia
A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e a Oficina de Composição Agora (OCA) convidam para o lançamento dos livros Música Popular e outras adjacências e Teoria e prática do compor I, de Paulo Costa Lima. O evento, gratuito, acontece no Teatro Vila Velha, em Salvador, no dia 21 de junho, quinta-feira, às 19 horas. Na ocasião, o autor recebe o público para autógrafos e o Duo Sacramento e o Núcleo de Percussão da UFBA garantem a trilha sonora da noite. Quem desejar adquirir os dois livros, paga o valor promocional de R$ 45,00.
Música Popular e outras adjacências reúne crônicas e ensaios. Nos escritos, o autor faz uma análise musical a partir do entendimento de que a música está estreitamente relacionada com a linguagem. Além de abordar questões como a relação entre cultura e arte, ele identifica o processo de composição de algumas obras musicais. Dentre as músicas analisadas ao longo do livro, estão Águas de Março (Tom Jobim) e Expresso 2222 (Gilberto Gil).
Por sua vez, Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino busca entender a composição musical como constante negociação entre dois polos: a teoria e a prática. Tem a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia como campo de observação no que se refere ao ensino de composição. Transitando livremente do estilo de ensaio acadêmico para comentários mais livres, este livro apresenta sínteses que representam os caminhos da composição musical e de seu ensino.
Serviço:
O quê: Lançamento dos livros Música Popular e outras adjacências e Teoria e prática do compor I, de Paulo Costa Lima
Quanto: 21 de junho de 2012, quinta-feira, às 19h
Onde: Teatro Vila Velha (Campo Grande, Salvador - Bahia)
Quanto: entrada gratuita
Publicada: 19/06/2012 09:08| Atualizada: 19/06/2012 09:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário