segunda-feira, 18 de junho de 2012

40 dias para a maior festa do Esporte

Tribuna da Bahia - NÁDIA CONCEIÇÃO REPÓRTER
Omundo entrou em contagem regressiva para a maior festa do esporte mundial: os Jogos Olímpicos, que este ano acontece em Londres, entre os dias 27 de junho a 12 de agosto, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012, que se realizarão entre 29 de agosto e 9 de setembro.

A capital da Inglaterra respira o evento desde 2003 com o processo de candidatura, a confirmação como sede foi divulgada em 2005, consolidando-a como a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes (anos anteriores 1908 e 1948). A festa esportiva será acompanhada através de 39 modalidades de 26 esportes.

O Brasil vai carimbar a 21 ª participação nas Olimpíadas de Verão, sendo a 19ª consecutiva. O país tem 233 vagas garantidas, com a confirmação dos nomes de 117 atletas na competição. O intuito do Comitê Olímpico Brasileiro é superar os números da edição anterior, em 2008, em Pequim, na China, quando a delegação foi composta por 277 atletas e conquistou 15 medalhas.

A motivação da delegação brasileira está em alta e, na última sexta-feira, ganhou o aval da presidente da República Dilma Rousseff, que recebeu um grupo de 70 atletas e técnicos do Time Brasil, representando todos os integrantes da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, o chefe da Missão Brasileira em Londres, Bernard Rajzman, e presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas também estiveram presentes. Mesmo com todo glamour, a realização das sedes Olímpicas tem custado para os cofres dos organizadores nada menos que R$ 3 bilhões, um décimo da previsão total de gastos. No início de 2012, os gastos chegavam a R$ 2, 917 bilhões.

A previsão inicial do Comitê Organizador para custear os jogos era de 2 bilhões ou 2 mil milhões de libras esterlinas.
O financiamento é feito a partir da iniciativa privada através de uma soma de patrocínios, merchandising, venda de ingressos e de direitos de mídia. Este orçamento é levantado e gerido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário