quarta-feira, 27 de junho de 2012

Itamaraty: 327 brasileiros foram barrados na Espanha em 2012

Até 30 de abril deste ano, data do último balanço divulgado, 83 espanhóis foram inadmitidos de entrar no Brasil

Da Redação - Correio da Bahia
O número de brasileiros impedidos de entrar na Espanha foi de 327 entre 1º de janeiro a 11 de junho deste ano, segundo dados divulgados pelo Itamaraty. O índice mostra uma curva decrescente de cidadãos barrados no país desde 2007, quando 3.013 brasileiros não conseguiram entrar em território espanhol.

No ano passado, 1.402 cidadãos foram impedidos de entrar no país. Em 2008, o número caiu para 2.196, chegando a 1.714 em 2009 e a 1.695 em 2010. Com a recente adoção da medida de reciprocidade do Brasil, o número de brasileiros detidos tem diminuído, mas ainda é grande.

Ainda segundo o Itamaraty, o número de espanhóis impedidos de entrar no Brasil tem aumentado ano a ano. Segundo a Polícia Federal, 59 cidadãos espanhóis foram impedidos de entrar em 2009, 61 em 2010 e 120 em 2011. Até 30 de abril deste ano, data do último balanço divulgado, 83 espanhóis foram inadmitidos de entrar no Brasil.
Leis mais durasApós uma série de polêmicas envolvendo brasileiros barrados nos aeroportos espanhóis, o governo brasileiro anunciou que adotaria as mesmas exigências utilizadas pelo governo espanhol. As autoridades brasileiras passaram a exigir a comprovação da passagem de volta comprada, reserva de hotel ou carta-convite, além de uma quantia mínima de R$ 170 por dia de permanência no Brasil.
O caso mais recente envolveu o artista plástico baiano Menelaw Sete, impedido de seguir viagem para a Itália, onde faria uma exposição, ao ser impedido de entrar em território espanhol.
Menelaw embarcou em Salvador na noite de quinta-feira, em voo direto para Madri, onde chegou às 11h de sexta (hora local, 6h em Salvador). “Me senti um nada. Até agora me sinto confuso. Fizeram isso porque eu sou brasileiro e negro. Só vi negros e mulatos retidos”, diz o baiano, que voltou sábado à noite a Salvador.

Menelaw ficou retido por cerca de 30 horas no aeroporto internacional de Barajas, apesar de ter mostrado os mesmos documentos apresentados nas últimas vezes que esteve na Europa. Além de dinheiro – mil euros em espécie, o equivalente a R$ 2.550, o baiano estava de posse de um documento chamado carta de invitação, no qual seu empresário italiano, Ezio Dellapiazza, assume a responsabilidade de Menelaw na Itália.

Clique na imagem abaixo para ampliar os desenhos de Menelaw

Flexibilização
No início de junho, após a visita do rei espanhol ao Brasil, um comunicado conjunto foi divulgado informando que a carta-convite que os brasileiros têm que apresentar para entrar na Espanha será simplificada. "Será necessário que no documento conste apenas a identidade da pessoa que convida, a identidade da pessoa convidada e o local da hospedagem", diz o documento.

Atualmente, a carta-convite precisa de informações comprovando parentesco ou amizade entre o turista brasileiro e a pessoa que o hospedará. Também é necessário informar o período que a pessoa pretende ficar na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário