terça-feira, 19 de junho de 2012

PP senta com Wagner, mas adia anúncio

Tribuna da Bahia - Lílian Machado REPÓRTER

Em clima de articulação com o PT para a corrida ao Palácio Thomé de Souza há mais de duas semanas, o PP estaria apostando suas cartas no jogo que envolve a indicação à vice na chapa do candidato do PT, Nelson Pelegrino, tendo grandes chances de sair com triunfo.


No entanto, conforme informações de bastidores chegadas à Tribuna, na mesa estariam também as apostas do PDT, que insiste na condição de entrar na composição da majoritária para apoiar o projeto petista, motivos que têm adiado o anúncio da chapa de Pelegrino.


Ontem a cúpula do PP no Estado teria avançado nas conversas com o governador Jaques Wagner (PT), em um encontro que teve a presença de Pelegrino e do presidente estadual do PT, Jonas Paulo.


Na negociação, os líderes progressistas na Bahia, os deputados Mário Negromonte e João Leão, teriam colocado a situação de outros municípios do interior em que pretende contar com o apoio do PT. As lideranças do PP e do PT voltarão a se encontrar amanhã.


Os rumores são cada vez mais fortes de que os partidos estão em ambiente de entendimento sobre a sucessão municipal, inclusive há quem diga que o governador já teria deixado claro que o PP seria prioridade na escolha da candidatura à vice, apresentando uma chapa com perfil de centro-esquerda.


Mas, a queda de braço promete ser forte com os pedetistas que continuam batendo firme no desejo da vice, se não, como já deixaram claro, irão sair com candidatura própria ou ainda formar um blocão com o PCdoB, o PTB e o PSL. Todos esses também buscam recompensa alta do governo para apoiar o petista.


Há burburinhos de que alguns têm reivindicado até mesmo uma secretaria na condição de aderir ao PT. Porém, dentro da costura de apoios, também entra o PR, que ainda deve conversar com o governador e os líderes petistas até o dia da convenção. O PTN também está em fase de decisão para saber se caminha com Pelegrino ou ACM Neto (DEM).
Na conjuntura do PP, o ex-secretário de Infraestrutura da prefeitura, José Matos, ainda é apontado como provável vice, mas, nos bastidores seu nome teria enfraquecido por conta de um suposto dossiê que estaria sendo usado contra o seu legado.


Alguns defendem o nome Jorge Amado Neto, que é jovem e tem como atrativo o fato de ser neto do escritor Jorge Amado, o que daria leveza a chapa. Contudo, o presidente estadual do PP, Mário Negromonte, ainda usa da cautela para falar sobre o cenário. Ele disse que o clima ainda é de conversas e que não tem nada fechado ainda, sobretudo, em relação ao apoio ao PT. “Por enquanto estamos na fase da amizade.


Somos aliados em nível estadual e federal e a conversa de hoje (ontem) foi boa. Uma conversa de irmãos,” enfatizou. Segundo Negromonte esse entendimento está sendo buscado e logo haverá um desfecho. “Está só tentando se ampliar às negociações com outros partidos. Não tem dificuldade”, restringiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário