quarta-feira, 13 de junho de 2012

Adultos buscam cada vez mais respostas para relações afetivas na internet

Bárbara Silveira - Jornal A Tarde
A prática de realizar testes em revistas, internet ou aplicativos em redes sociais vem crescendo entre os adultos. Atitude vista anteriormente como prática adolescente, os testes vem se reconfigurando e ganham cada dia mais espaço entre os mais velhos. De acordo com enquete realizada pelo portal A TARDE On line, 54,12% dos 196 leitores que participaram até esta terça, às 18h, afirmaram que realizam testes sobre dicas amorosas através da internet ou em revistas.
Este é o caso da estudante Uelba Maiane Almeida, 24 anos, que afirma buscar respostas nos testes desde a adolescência. “Antes fazia testes com mais frequência, já fiz os de personalidade, mas prefiro os testes relacionados às dicas amorosas”, conta a estudante.
E Maiane não é a única, o número de pessoas que procuram esse tipo de auxílio para lidar com relacionamentos, cresce a cada dia. Por conta do aumento da demanda, revistas, sites e até mesmo um aplicativo na rede social Facebook estão criando artifícios para auxiliar os relacionamentos através de testes e jogos.
Por meio deles, é possível medir o nível de ciúme, saber quais as principais queixas de homens e mulheres sobre relacionamentos, buscar dicas sobre sexo e esclarecer outras dúvidas sobre relacionamento ou sobre o sexo oposto.
Para a terapeuta comportamental Cristhyane Ribeiro, o aumento do hábito de se fazer testes online ou em revistas com dicas amorosas está crescendo por conta da necessidade que as pessoas tem em se autoconhecerem e realizarem descobertas significativas sobre si mesmas e sobre quem se relacionam, seja o parceiro afetivo, familiares ou amigos.
 
“Acredito que também tem o fato de os relacionamentos afetivos serem o campo onde mais podemos nos desenvolver como seres humanos. E é quase unânime constatarmos que nós sempre amadurecemos e aprendemos muito através dos relacionamentos”, afirma Cristhyane.
 
Segundo a terapeuta, o maior interesse pelos testes de cunho afetivo, na maioria dos casos, pode ser explicado pela busca insessante das pessoas em encontrarem o parceiro ideal e por conta das dúvidas relacionadas ao sexo oposto. “Não há muita cultura sobre relacionamentos nas nossas vidas. Onde você aprendeu sobre como namorar? Sobre a importância de ter um relacionamento harmonioso e como cultivar isso? Então há essa busca intensiva e crescente por este tipo de conhecimento”.
 
Ainda de acordo com Cristhyane, apesar de não ser uma ciência exata, através dos testes, seja em revistas ou em aplicativos na internet, o conhecimento obtido é válido para o amadurecimento. “Não vai ser perfeito nem definitivo o que se aprender em um game, em um aplicativo, em testes de revistas ou matérias sobre o assunto. Então há essa busca intensiva e crescente por este tipo de conhecimento em diversas fontes diferentes, talvez porque não recebemos esse conhecimento em nossa educação formal”.
 
Superficiais - Mas, não são todos os profissionais que concordam com a aplicação e resultado dos testes. Para a psicóloga e terapeuta de casal, Janaína Couto, o método é superficial e não responde às perguntas do usuário de forma adequada. “Eu não sou a favor, não aplico em meu consultório e nem recomendo aos meus pacientes nem por diversão”, afirma.
 
Para ela, por se tratar de um assunto sério, ou seja, o sentimento do próximo, o método de avaliação precisa ser preciso e feito de forma responsável. “Acredito que esses testes sem respaldo científico não agregam resultados. Com meus pacientes, eu prefiro usar somente métodos certificados pelo Conselho Federal de Psicologia”, ressalta.
 
A opinião da psicóloga é a mesma de 27,84% dos leitores que participaram da enquete do A TARDE On Line e disseram que não acreditam no método. Eles também compartilham do mesmo argumento da terapeuta de casais, definindo os testes como superficiais e que não funcionam na realidade. Outros 18,4% dos internautas disseram que realizavam esse tipo de teste com frequência no passado, mas deixaram o hábito com o passar dos anos.
 
Apesar das opiniões contrárias, para Uelba Maiane, os testes são de grande valia para o seu relacionamento. “Acredito que os testes ajudam o meu relacionamento. A partir do momento em que descubro onde estou errando, posso tomar outras atitudes para que o mesmo erro não seja cometido”, conclui a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário