segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EU VOU VOTAR EM PELEGRINO, SABE POR QUE?

 
 
Uma corrente política surgiu no mundo, com o discurso que negava a política. Dizia que a política era a fonte de todos os males e da corrupção.  Para eles políticos só pensavam em roubar, enquanto o povo padecia com o desemprego, a violência e a miséria.
Curioso, essa corrente “anti-política”, surgiu na década de 20, liderada por Mussolini e Hitler, que prometiam  abolir a política, defender o interesse público, primando  pela honestidade e o bem comum. Ganharam a confiança do povo, e o que se viu:  fascismo, ditadura, corrupção, racismo, e ao final, uma guerra que ceifou quarenta milhões de vidas. 

Nos dias de hoje, surgem aqui e ali,  uma corrente de pensamento político, sustentada por  grandes jornais e TVs ( a serviço do capital), que tentam  passar um conceito semelhante para opinião pública, que em virtude do episódio, denominado mensalão (que ocorreu em diversos Partidos, DEM (Brasília) e PSDB (Minas), ignoram o ocorrido nos demais Partidos e acusam tão somente  o PT, tentando passar a ideia de senso comum,  que só existe desvio de conduta nesse Partido, pois todo mundo que integra o PT, não presta.
Ora, existem bons e maus médicos, bons e maus advogados, bons e maus policiais, bons e maus juízes , bons e maus professores, e, também , bons e maus políticos.    Os maus políticos, nós concordamos que devam ser expurgados da vida pública, pertençam a qual partido pertencer, contudo, as Instituições Partidárias são compostas de Parlamentares e filiados, portanto, a organização partidária deve  ser  respeitada  e  preservada,  quem deve  ser expulso e condenado são os seus membros, quando se desviarem da sua conduta ética, não só como parlamentares, mas na vida pública e quiçá privada.
Existem  inúmeros políticos com credibilidade incontestável, com história de luta e caráter ilibado, que integram  diversos Partidos, um exemplo desse é Nelson Pelegrino do PT.
Se deu mal que fez  uso político do mensalão , é só olhar os números, o primeiro turno registrou a vitória das forças progressistas, o  PT foi o grande campeão de votos do primeiro turno destas eleições municipais.
Com um crescimento de 4,3% em relação à disputa de 2008, o PT somou 17,3 milhões de votos e ficou em primeiro lugar, na Bahia cresceu de 67 para 93 Prefeituras  e nas Grandes Cidades perdeu em Belo Horizonte e Recife para o PSB, outro Partido de esquerda. Em segundo lugar, aparece o PMDB, principal aliado da base governista, com 16,7 milhões de votos, registrando uma queda de 9,8% na comparação com a eleição anterior. Por outro lado, o maior partido da oposição, o PSDB, que explorou o mensalão em suas campanhas, caiu em relação a 2008: com um total de 13,9 milhões de votos no primeiro turno e sofreu uma queda de 4,3%.  E, por fim,  o DEM, que se chamava PFL quando chegou a eleger 1.028 prefeitos nas eleições de 2.000, maior adversário do PT e quem mais explorou o mensalão, despencou para apenas 274 nesta última eleição. Portanto, o projeto Petista de Governar saiu  vitorioso no primeiro turno.
O escritor Bertold Brecht, dizia: “Continuemos a nos omitir da política, pois é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”.  Outro intelectual político, Proudhon, dizia:  “A política é a ciência da liberdade, pois só através da ação coletiva, livre e consciente,  é que podemos transformar a realidade”.  Portanto, meus amigos, se queremos transformar a sociedade,  devemos continuar fazendo política, pois como dizia outro pensador:  “o castigo de quem não gosta de política, e ser governado por aqueles que gostam.”
O Mapa nas 20 regiões de Salvador
Salvador, após as eleições do primeiro Turno/2012,  um  olhar sobre o Mapa eleitoral, podemos perceber uma divisão política da cidade, marcada por um empate (eleitoral e geográfico), ACM Neto 40,17% (518.976 votos) e Nelson Pelegrino 39,73%  (513.350 votos).  Os números demonstram claramente um equilíbrio na disputa, com mais um detalhe, que precisa ser observado.  Neto foi mais votado nas áreas nobres: Ondina, Barra, Vitória, Itaigara, e Graça, enquanto Pelegrino foi mais votado nas áreas pobres (periferia): Cabula, Marechal, São Caetano, Dom Avelar, Cajazeiras  e  Subúrbio Ferroviário, contudo, em algumas Zonas a diferença é tão pequena, que pode ser ampliada para ambos os lados, basta que a gente arregace as mangas e trabalhe.
Mas não podemos ignorar que  os eleitores identificam dois Projetos: Um voltado para Classe nobre  e outro voltado Classe pobre. É uma luta de classe que também está em jogo.
A burguesia  não muda seu voto, porque é ideológico, e para ela interessa Neto no poder para dar continuidade ao seu Projeto, contudo, a classe média que é formada, boa parte por profissionais liberais, a exemplo:  Autônomos, Advogados, Médicos, Engenheiros, Professores, Artistas, etc, esta pode mudar seu voto, basta que seja  visitada e convencida acerca das propostas de  Nelson Pelegrino.
Também devemos procurar os pequenos, médios e microempresários,  que não votaram com Pelegrino no primeiro turno,  pois não se identificaram com as propostas do PT, pois, sem sombra de dúvidas,  os mesmos podem mudar de opinião, basta que apresentemos  as Propostas de Pelegrino para  cada um deles,  é fundamental dialogarmos com a classe média de forma convincente e não somente panfletária, este é um voto de convencimento.
 Pelegrino propõe:
Para quem não tem as propostas de Nelson, aqui vão algumas: Revisar custos operacionais da cidade (contratos terceirizados), Atualizar o Plano Diretor de Des. Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenação de Uso de Solo (Lous), Criar legislação para PPP (Parceria Publica e Privada), Fazer Censo da Divida Pública, reduzir ISS e IPTU em algumas regiões, Atacar 12 pontos críticos do trânsito, recuperar vias, melhorar o sistema viário da orla marítima, concluir o metrô, recuperar os trens do subúrbio e organizar o sistema integrado de transportes, além de criar canais de BRT (Bus Rapid Transit) e Veículos Leves sobre Trilho (VLT), Criar roteiros turísticos, recuperar terreiros e igrejas, bem como, a infraestrutura da cidade, ampliar o Centro de Convenções, Transformar o Parque de Exposições num espaço multimodal,  formalizar o comerciante informal, criar 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), colocar médicos nos postos e as unidades de emergência para funcionar, incluir mais 20.452 famílias no Programa Bolsa família, ampliar de 15% para 50% cobertura do Programa Saúde da Família, retomar o Programa Cidade-Mãe, de proteção a crianças e adolescentes de bairros carentes, Implantar um Plano de combate à homofobia, Implantar o Currículo de Tempo integral nas escolas, Criar a Casa do Trabalhador, com ofertas de cursos para 100 mil jovens, apoiar ações sociais desenvolvidas por entidades civis e igrejas, ampliar e requalificar a guarda municipal, reativação de 13 áreas da Avenida Sete, Formação de cooperativa de compras e armazenamento, reorganização das Estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga, Calcada, Comércio e Rodoviária, Requalificação do carnaval com melhores espaços para o comércio de rua, revitalização das festas populares, implantar o Prouni em nível municipal, aumento de postos do Salvador Card, Buzu da Madruga – de 00:00h às 06:00h. Criação da Secretaria Municipal da juventude, dentre inúmeras outras propostas.  
Enfim, Pelegrino propõe mudar Salvador, e para isso, e preciso contar com um apoio amplo da sociedade, é começa por você.
Aprendendo com o primeiro turno
Cerca de 1,5 milhão foram à urnas. Se a olharmos com detalhes, percebemos que 589 mil ficaram sem votar, 19,93%, enquanto 4,84% votaram em branco  e 9,39% votos nulos. Conclusão: cerca de 34,16% dos votos que não foram pra ninguém,  podem ser revertidos por aqueles militantes que arregaçarem as magas e forem à luta em busca do voto.  Para Pelegrino é claro!!!!,  convencendo o eleitor indeciso que ele apresenta a melhor proposta para mudar Salvador.  E quais são os argumentos para conquistar o voto?
Primeiramente, apresentar com veemência as  propostas  citadas acima. Segundo argumento, é que o PT possui o melhor candidato para Salvador, Pelegrino é mais experiente, mais preparado, integro, possui um maior arco de alianças e de apoiadores de primeira grandeza, exemplo:  Dilma, Lula, Wagner, Mário Kertész, Márcio Marinho, dentre outros que virão,  o que lhe da maior garantia de apoio e governabilidade. Vai  governar em parceria  com o Governo Estadual e Federal, pois pertencem ao mesmo Partido, o que assegura  a ajuda que tanto a Prefeitura precisa, pois com os recursos que hoje arrecada a Prefeitura de Salvador,  é impossível administrar bem a cidade e colocar Salvador nos trilhos.
 E, por fim, sem sombra de dúvidas, Pelegrino vai governar para todos, mas, principalmente com olhar especial, voltado  para os mais pobres, como nos ensinou o Presidente Lula.
Conclusão:  agora que você já sabe porque eu vou votar em Pelegrino e possui  inúmeros argumentos suficientes para ir buscar um voto para o meu candidato, você está esperando o que para ir à luta, companheiro?!!!
*Jorge Piloto
*Advogado, Militante e ex-candidato a Vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário