quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Internos do sistema prisional são aprovados no Enem

Setenta e três internos do sistema prisional baiano conseguiram aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e agora concorrem a vagas em universidades que participam do SiSU (Sistema de Seleção Unificiada) e do Prouni (Programa Universidade para Todos). As provas foram realizadas por 172 internos, entre os 276 inscritos, dos quais muitos não realizaram a avaliação por já gozarem de liberdade.
A participação dos apenados no Enem acontece desde 2009 e é uma das ações de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). “ A educação é um dos caminhos mais promissores para efetivação do exercício da cidadania, pois o indivíduo, como afirma Leonardo Boff, passa a ser sujeito de sua própria libertação. Dessa forma, a conclusão do ensino médio e ingresso em uma Instituição de Ensino Superior são conquistas importantes no processo de reinserção social do preso" ,afirma a superintendente de Ressocialização, Alessandra Prado.
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) busca promover em suas ações uma política capaz de garantir aos detentos o cumprimento de sua pena de forma digna e que no seu retorno à sociedade, ele seja capaz de atuar como um cidadão responsável e consciente.
Estou me sentindo feliz e realizado”, conta José Domingos de Jesus, 44 anos, que atingiu a pontuação exigida pelo Ministério da Educação (Mec) para obter a conclusão do ensino médio. Para estudar, ele utilizou os recursos que conseguiu na unidade onde cumpre pena: jornais, revistas e os programas de TV sobre educação.
Acesso ao ensino superior- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação e utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e universidades privadas do Prouni. O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário