segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Que prevaleça o bom senso

É notória a situação precária  e momento caos vivendo a Bahia em particular  a cidade de Salvador, tendo em vista o completo abandono  promovido pela atual administração, que agora passa por um clima de guerra entre gangues  de diversas facções do crime, aproveitando da insensatez de parte minoritária da policia baiana.

Neste momento impõem-se a necessidade do equilíbrio, de forma que a reivindicações da categoria não se transforme em um instrumento para mobilizar estas minorias, que agem igual aos que eles tem o dever de combater,  uma minoria de policiais que agem como bandidos, escondidos em imperdoáveis mascaras como fazem os meliantes que em suas ações covardes sempre escondem seus o rostos quando é pilhado pela segurança publica.

Não se pode dizer que os policiais não tenha o sagrado direito de manifestar-se mas, a sociedade e o governo  também não podem tolerar atos de banditismo e quebra da hierarquia.. No estado democrático de direito, em qualquer instituição seja ela pública ou privada a hierarquia é a garantia do tratamento respeitoso, garantidora da ordem e da justiça.

Ainda que eu pense que o equilíbrio será a solução do impasse, reconheço que o Governo não pode fraquejar, a sociedade baiana espera dele uma posição que restabeleça a ordem, como me parece está fazendo o governo, ao buscar de imediato apoio do governo federal, com a colaboração da forças federais e forças armadas.
Colocar o Exército nas Ruas se a primeiro instante nos causa furor, mas é em nome da supremacia do interesse público, que não deve esta abaixo do interesse de qualquer categoria, muito menos de pequenos grupos de vândalos.

De outro turno impõem-se uma mesa de negociação  firme e resolutiva, que garanta a paz enquanto se negocia uma solução de consenso.

É imperioso portanto afirmar, que as mazelas que carcome a segurança pública no Brasil e na Bahia, não podem ser atribuídas a este período de nossa recente historia, a situação falimentar da estruturas administrativa e operativa vem de longas décadas.
A corrupção nunca na história do Brasil foi enfrentada como nos últimos Governos, nunca se teve a coragem de combater  e punir e  prender em seu mais alto escalão como do Governo Lula  pra cá, esteja ela nas casernas, na esfera federal ou estadual. Mas não podemos esquecer que ela tem suas origens no passado.

Não devemos esquecer o longo período de dominação em que a Bahia esteve envolvida foram eles que agora arrotam  e se postam de democratas que permitiram a deterioração do aparelho de estado, promovendo um processo de degeneração da politica e da ocupação institucional do estado.

Sabemos que ainda tem muito o que fazer, mas, não se pode negar o esforço e as ações concretas levada a efeito,  contando com o envolvimento direto do Governador Jaques Wagner.

Por fim, penso que estamos diante de uma situação delicada onde por razões diferenciadas só perdem os cidadãos  de bem, os que pegam no batente cedo, os policiais probos e disciplinados, a sociedade que encontra-se acuada,  clama por uma solução que devolva a paz e a tranquilidade da população baiana, até mesmo os que se postam como bandidos de farda perderão, por isso a negociação entre os legitimados resultará em  um clima de cordialidade, segurança e solução viável para o coletivo.

Esterno aqui a minha solidariedade ao Governador  e como todo cidadão clamo aos bons policiais que se diferenciem dos que são desordeiros e descumpridores das ordens.

Jorge Oliveira (Piloto) - Advogado e Militante do PT na 7ª Zona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário