Nova Câmara
Com a entrada em cena do ex-governador Waldir Pires (PT) e do ex-deputado federal Félix Mendonça (DEM), que resolveram anunciar seu interesse em disputar vagas na Câmara Municipal de Salvador, tudo indica que um processo eleitoral para a Casa Legislativa que tinha tudo para ocorrer de forma morna vai transcorrer da maneira mais fervilhante possível. Petistas e democratas viram na iniciativa dos dois, além de uma demonstração de humildade, um sinal de que ambos têm tudo para qualificar e muito o debate pela eleição ao Legislativo municipal. Por este motivo, a expectativa é de que ambos ganhem apoio total e irrestrito de suas respectivas legendas para a campanha.
Incomodado
Aos 85 anos, incomodado com o que vê na capital baiana, o ex-governador Waldir Pires decidiu disputar uma cadeira na Câmara. “Centenas de pessoas me perguntam se abandonei a política; quando não se tem um mandato, parece que não se está fazendo política ou se abandonou a cidadania para viver a vida de aposentado”.
Valença
O deputado Mário Negromonte disse ontem que está trabalhando pela unidade dos partidos da base do governador Jaques Wagner nas 35 maiores cidades da Bahia e coloca como uma das prioridades do PP o município de Valença, com a pré-candidatura do ex-prefeito Cláudio Queiroz, que tem demonstrado uma crescente muito grande nas pesquisas.
Razoável
O radialista Mário Kertész, pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Salvador, em entrevista ao programa Entrevista Coletiva, da Band Bahia, confirmou a possibilidade de sair candidato a prefeito. Se antes a condição era ter uma união das oposições, agora Kertész já fala que será candidato, se houver uma união razoável de forças. “Estou, cada vez mais, convencido de que unir as oposições não vai dar. Se tiver uma união de forças razoável, eu saio candidato a prefeito de Salvador”, declarou.
Almoço
O clima no PMDB é de tanto entusiasmo que na próxima quinta-feira o pré-candidato Mário Kertész se reúne com vereadores e dirigentes da sigla. A intenção é aproveitar a hora do almoço para acertar os ponteiros e pensar estratégias para colocar o bloco na rua.
Descarte
O chefe da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Sóstenes Macedo, filiado ao PP, descartou a possibilidade de lançar candidatura à Câmara de Vereadores. Ele afirmou que não deixará a chefia da Superintendência de jeito nenhum. Argumentou que não tem interesse e não é seu projeto se tornar vereador da cidade.
Despedaçado
Segundo informações do jornal O Globo, a presidente Dilma Rousseff decidiu que manterá o baiano Paulo Sérgio Passos no comando do ministério dos Transportes. Dilma cansou de esperar uma decisão do PR e resolveu deixar o comando da pasta como está. Com a decisão, a esperança do ex-senador César Borges de assumir o posto foi despedaçada. O baiano foi um dos cotados ao cargo, o que poderia levá-lo a renovar seus status político.
Possibilidades
O clima na seara das oposições é tão indefinido que um vereador ligado ao grupo disse ontem que há a possibilidade de lançarem até mesmo duas candidaturas ao Palácio Thomé de Souza, já que na ala ligada ao governador Jaques Wagner vão ser mantidas as postulações do PT e PCdoB. A ideia seria manter ACM Neto pelo DEM, com apoio do PSDB, e o PMDB, com a garantia de que se uniriam na segunda fase do pleito. É agora esperar para conferir.
Unidos venceremos
O deputado Jutahy Júnior (PSDB) deu uma chacoalhada no cenário político da Bahia, ao reafirmar o projeto de união das oposições contra o candidato do governo. “Nós só temos chances com a oposição unida. Em 2008, tínhamos candidatos fortes, mas, quando veio a máquina do governo, nenhum deles teve chance”, declarou em entrevista à rádio Metrópole, ontem.
Divisor de águas
Depois da entrevista de Jutahy, os partidos começaram a se posicionar. O primeiro foi o PMDB, através do presidente Lúcio Vieira Lima. “Espero que esta postura adotada por Jutahy sirva como um divisor de águas para se chegar a um consenso das oposições. Nós temos que entender que essa eleição é mais do que um projeto eleitoral. É um projeto político”, disse.
Time
O DEM também se posicionou com relação às declarações de Jutahy. O presidente estadual José Carlos Aleluia afirmou que “a cidade precisa de mudanças, queremos uma candidatura para ganhar. Estamos conversando para decidir a busca de um candidato comum e quem senta à mesa para negociar tem que estar disposto até mesmo a retirar a candidatura. Temos que ter paciência sem perder o tempo da bola”.
Medalha
Numa iniciativa conjunta dos vereadores Cristóvão Ferreira Júnior (PP) e Alfredo Mangueira (PMDB), a Câmara de Salvador concede hoje, às 19h, a Medalha Thomé de Souza ao coronel da PM José Jorge Nascimento, subcomandante do policiamento da capital e região metropolitana.
Turismo
A busca de “Soluções para o Setor Turístico de Salvador” é tema de audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara realiza próximo dia 13, na capital. Presidente do colegiado, a vereadora Andrea Mendonça (PV) alerta para o fato de que a redução do número de turistas na cidade (em 2011) se reflete negativamente na atividade econômica de bares e restaurantes, que tiveram perda de 60% no seu faturamento em fevereiro de 2012. O debate terá a presença do dirigente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - BA, Pedro Galvão.
Hospital
O deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, que em parceria com os deputados José de Arimatéia (PRB) e Luíza Maia (PT) requereu audiência pública para hoje, para debater a crise que o Hospital Aristides Maltez atravessa, conclama, além das autoridades, a sociedade civil organizada e artistas baianos, de forma que o movimento seja reforçado e uma saída seja encontrada com mais brevidade. O debate está marcado para as 9h, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, Aristides Maltez Filho, confirmou presença.
Outra frente
Correu ontem nos bastidores políticos a informação de que o deputado licenciado Zezéu Ribeiro estaria sendo cogitado para disputar o comando da Prefeitura de Camaçari, no lugar do atual pré-candidato petista Adelmar Delgado. O nome de Zezéu, segundo um influente quadro do PT, fortaleceria a disputa e garantiria a permanência do partido na gestão da cidade. Zezéu não escondeu nos últimos dias a insatisfação com o convite para sair da pasta do Planejamento, para acomodar o também petista José Sergio Gabrielli. Ele teria negado também o interesse de ser alçado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), por soar como prêmio de consolação.
Favorável
Os deputados Elmar Nascimento (PR) e Leur Lomanto Jr. (PMDB) apresentaram ontem ao procurador-geral do Ministério Público Wellington Lima e Silva a PEC da Ficha Limpa para todos que exercerem cargos públicos na Bahia. O procurador recebeu os parlamentares com muito entusiasmo e durante a visita elogiou a iniciativa do deputado Elmar, autor da proposta. A emenda prevê para todos os que ingressarem no serviço público estadual, concursados ou comissionados, certidões criminais negativas emitidas pelas justiças comum e federal. A PEC foi apresentada na Assembleia em setembro passado com a rubrica de 43 deputados de várias siglas.
Escolas
A vereadora Olívia Santana (PCdoB) realiza hoje, às 9h, a audiência pública “A Reforma das Escolas Municipais e as Implicações para o Ano Letivo”. Ela pretende promover um debate para analisar os problemas relacionados com a rede de ensino da capital, incluindo a estrutura física das escolas. O encontro contará com a presença do secretário de Educação, João Carlos Bacelar.
Encontros
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida em Salvador, com ênfase nas comunidades de baixa renda, o 1º vice-presidente da Câmara, Paulo Magalhães Jr. (PSC), dá início a uma série de encontros com a participação da população e de representantes de órgãos públicos. O primeiro encontro acontece hoje, às 19h, na Associação de Moradores de Águas Claras, e vai discutir ações na área de infraestrutura urbana.
Resposta I
O presidente do TCM, Paulo Maracajá, tratou ontem de responder à nota veiculada no último fim de semana na Tribuna, em que a Prefeitura de Salvador alegava que a rejeição das contas de 2009 e 2010, pelo Tribunal, decorria de uma mudança da regra do jogo, no que se refere à Educação e Saúde, protagonizada pela Corte em 2009.
Resposta II
No entanto, Paulo Maracajá disse que “o fato ocorrido se deu em razão da administração municipal não ter observado as mudanças contidas nas resoluções 1276/08 e 1277/08, publicadas no Diário Oficial do Estado, em dezembro de 2008, com fundamento na revogação da portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (447/02)”. E completou: “desta forma, é evidente que a referida administração ignorou olimpicamente o princípio do direito que ensina que a ninguém é dado desconhecer a lei”.
Fonte: Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário