sexta-feira, 22 de julho de 2011

Campanha de vacinação contra sarampo é prorrogada


A campanha de vacinação contra o sarampo, que terminaria nesta sexta-feira (22), foi prorrogada até 5 de agosto. Em Salvador, foram imunizados apenas 52,39% do público alvo, sendo que a meta era atingir 95% do total de 204.698 crianças entre um ano e menores de 7 anos.

De acordo com Aparecida Araújo, diretora da Vigilância Sanitária da Bahia, há risco do sarampo voltar a atingir a população baiana, o que não acontece desde 2006. "Se as crianças não forem vacinadas, existe risco de voltar, já que pode vir um paciente infectado de fora como aconteceu em 2006. Por isso, precisamos manter essa cobertura alta", disse Aparecida, em entrevista a uma emissora de televisão. A vacina pode ser encontrada nos postos de saúde, que funcionam das 8h às 17h.

A Europa teve um surto da doença este ano com mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, o que potencializa o risco de o sarampo ser importado para o Brasil. A campanha deste ano estava prevista para começar no dia 13 de agosto, mas a situação na Europa fez o Ministério da Saúde antecipar o início da imunização.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que apresenta sintomas como febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por secreções expelidas pela tosse, fala ou respiração.

As informações são do A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário