quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ferrovia tem construção embargada pelo Ibama

Principal obra do PAC na Bahia com investimento previsto de R$ 4,2 bilhões, a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) teve sua construção embargada pelo Ibama. A justificativa do órgão é de que a Valec Engenharia, a estatal do Ministério dos Transportes responsável pela execução do projeto, não cumpriu as condicionantes ambientais estabelecidas na licença de instalação da obra.

A Valec é uma das investigadas no esquema de corrupção do PR no Ministério Transportes, motivo pelo qual o titular, José Francisco das Neves, foi exonerado pela presidente Dilma Rousseff no inicio do mês.

O embargo do Ibama atinge os quatro primeiros lotes da ferrovia, localizados entre Caetité e Ilhéus, num total de 537 quilômetros. Iniciado há cinco meses, esse trecho tem prazo para ser concluído em julho de 2012, e beneficiará a indústria de extração de minério de Caetité.

O segundo trecho, ligando Caetité a Barreiras, somando mais 485 km, está previsto para julho de 2013. Vai permitir o escoamento da produção agrícola do oeste baiano. O terceiro trecho irá ligar Barreiras a Figueirópolis (TO), onde ocorrerá a integração com a Ferrovia Norte-Sul.

A assessoria de imprensa do órgão ambiental explicou que alguns programas não foram cumpridos pela Valec, mas não soube informar quais foram desrespeitados.
Já a assessoria da Valec disse que os técnicos da estatal estão se inteirando dos termos da notificação do Ibama para apresentar as justificativas.

Com informações do A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário