Noemi Flores REPÓRTER
A parte católica em louvor ao Senhor do Bonfim segue com novena, desde o dia 5, com o tema “Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim, palavra viva do pai”, e o lema E a palavra se fez carne e veio morar entre nós (Jo 1,14), e também está sendo realizado serviço de pintura na lateral da igreja, cuja festa acontece no domingo, dia 15.
Já o sincretismo religioso, a lavagem, acontece na quinta, 12, momento em que baianas mães de santo lavam as escadarias com flores e perfumes. Para este evento, as montagens das estruturas da Polícia Militar, postos de saúde, próximos à Colina Sagrada estão quase finalizadas e toldos para barracas estão sendo armados.
Já os outros locais que terão shows também paralelos à festa como o Cais Dourado, onde se apresentam a partir das 14 horas, Jau, Jorge Aragão e manifestações culturais; na Enxaguada Du Bonfim, no Museu Du Ritmo, às 16 horas, com Carlinhos Brown, BATIFUN, Mariene de Castro, Marcio Vitor e Léo Santana e no Bonfim Beach, no The Best Beach, às 13 horas, com LevaNóiz, Caldeirão e Fantasmão; por serem locais fechados as montagens de como será o palco e as luzes ainda não foram confirmadas.
De acordo com a assessoria da FGM, antes da saída do cortejo em direção à Colina Sagrada, representantes de diversos cultos religiosos se reúnem em um momento de exaltação à paz e ao espírito de fraternidade e solidariedade entre todas as pessoas de boa vontade.
Neste ano, a cerimônia será iniciada às 8h de quinta-feira (12), pelo padre Valson Santos Sandes, Vigário da Basílica da Conceição da Praia, que proferirá uma mensagem de acolhimento. Em seguida, o Coral da Basílica, regido pelo maestro David Alves Tourinho, entoará o canto “Oração de São Francisco”.
Programação interreligiosa
Ainda dentro desta programação interreligiosa haverá a proclamação do juiz da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Anorailton Conceição Santos, a Palavra do Livro do Profeta Isaias, dando sequência às mensagens de paz, que serão dedicadas por representantes de diversas religiões presentes ao encontro.
Marcel Mariano Cadidé, representando a Federação Espírita da Bahia; o Pastor Charleston Soares, da Igreja Batista Avivamento Profético; o presidente da Federação do Culto Afro Brasileiro, Aristides Mascarenhas; e a representante do Hinduísmo, Ida Meireles, da Organização Brahma Kumaris.
Marcel Mariano Cadidé, representando a Federação Espírita da Bahia; o Pastor Charleston Soares, da Igreja Batista Avivamento Profético; o presidente da Federação do Culto Afro Brasileiro, Aristides Mascarenhas; e a representante do Hinduísmo, Ida Meireles, da Organização Brahma Kumaris.
Após a Oração do Pai Nosso, os presentes acompanharão o Coral no Hino ao Senhor do Bonfim, finalizando o encontro com o desejo a todos de uma feliz caminhada de paz até o Bonfim.
A Prefeitura do Salvador, através da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), determinou a gratuidade no uso dos ascensores da capital baiana no dia da Lavagem do Bonfim, na próxima quinta-feira, (12), visando oferecer mobilidade para baianos e turistas com conforto e segurança. Os ascensores Plano Inclinado Pilar e Plano Inclinado Liberdade-Calçada irão funcionar no período de 6h às 22h horas e o Elevador Lacerda funcionará ininterruptamente: o acesso aos três equipamentos será gratuito.
Fonte: Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário