segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caminhada homenageia novos heróis nacionais

Carlos Vianna Junior REPÓRTER

Celebrando o Dia da Consciência Negra e encerrando uma semana em que as questões envolvendo a população negra baiana, brasileira e ibero-americana estiveram em destaque, foi realizada, na tarde de ontem, a Caminha da Liberdade. Milhares de pessoas seguiram da sede do bloco afro Ilê Aiyê, no Curuzu (Liberdade), até o Pelourinho, rendendo homenagem a Zumbi dos Palmares e outros heróis negros. O Ilê homenageou Abdias do Nascimento e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) celebrou os heróis da Revolta dos Búzios, que este ano foram alçados ao patamar de heróis nacionais. 

Para o diretor do Ilê, Vovô, apesar de 2011 ter sido um ano de intensa atividade para os militantes negros, a caminhada tem ainda muitos motivos para ser reivindicatória. “A Bahia já está se reconhecendo racista, e isto é um avanço, por outro lado, estamos no Ano Internacional dos Afrosdescendentes e nas mídias só vi brancos falando sobre o tema”, aponta.

O bloco afro está aproveitou a 11ª edição da caminhada para homenagear o ator, diretor, dramaturgo, artista plástico, poeta e militante brasileiro Abdias do Nascimento, que faleceu em maio deste ano, aos 97 anos. “Foi um exemplo de homem que deve ser sempre lembrado, para que inspire o surgimento de mais líderes como ele”, salientou Vovô.

A Sepromi, por sua vez, compareceu à Caminhada da Liberdade homenageando os heróis da Revolta dos Búzios, um levante que antecedeu as lutas pela independência da Bahia. Cartazes e banners mostravam as faces de João Lucas, Lucas Dantas, João de Deus, Manoel Faustino e Luiz Gonzaga. Segundo o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias de Oliveira Sampaio, esses homens representam uma das grandes conquistas do movimento negro este ano.

De acordo com o secretário, a presidente Dilma Rousseff sancionou, em 4 de março último, o projeto de lei do deputado baiano Luiz Alberto, que pedia a entrada dos heróis da Revolução dos Búzios no Panteão dos Heróis Nacionais. “Conseguimos colocar, pela primeira vez, negros baianos no rol de heróis nacionais, o que veio para reforçar o movimento de luta pela igualdade racial. Considero um grande motivo para celebrar na Caminhada da Liberdade deste ano”, explicou Elias Sampaio.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário