terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto incentiva popularização do teatro em Salvador

Thiago Pereira REPÓRTER

O verão soteropolitano não será apenas de praia, ensaios de bandas famosas e grandes festivais de músicas. Em visita a Tribuna da Bahia, o secretário estadual da Cultura, Albino Rubim, anunciou na manhã de ontem o projeto Verão Cênico, que visa popularizar o teatro na capital baiana. 

Segundo Rubim, entre dezembro e fevereiro, vários teatros particulares da cidade receberão peças a preços simbólicos, com o objetivo de levar mais pessoas às salas de exibição. O projeto é inspirado no programa “Domingo no TCA”, que uma vez por mês, sempre aos domingos, exibe espetáculos com ingressos vendidos a R$1 no Teatro Castro Alves (TCA). 

“O Domingo no TCA tem se mostrado um sucesso. As peças estão sempre cheias de pessoas que até então não iam ao teatro. Isso precisa ser incentivado em outros espaços também”, disse o secretário.

Recepcionado pelo diretor-presidente do jornal, Walter Pinheiro, Rubim também falou sobre o cinema baiano, que só este ano emplacou quatro filmes em grandes circuitos. “Isso é um resultado fantástico, que também reflete o trabalho que foi feito no passado. Tivemos o Capitães da Areia, o Jardim das Folhas Sagradas, o Filhos de João, e o Baêa minha vida, sendo que só este último não recebeu incentivos”. 

Rubim, no entanto, destacou que o cinema baiano ainda tem muito a crescer, principalmente na formação de profissionais. “Queremos que a Bahia seja reconhecida também como polo de formação de técnicos e até mesmo críticos cinematográficos, para isso estamos investindo nessa área. O cinema baiano atualmente sofre com dificuldades de exibição e também queremos mudar esse cenário. Já estamos discutindo com universidades e outras entidades sobre como modificar essa realidade”.

O carnaval no Pelourinho foi outro tema abordado pelo secretário. De acordo com Rubim, o centro histórico de Salvador terá atrações diversificadas para atrair os foliões. “Teremos espaço para música eletrônica para os mais jovens. Também teremos um espaço com grupos de marchinhas para aqueles que gostam dos carnavais mais antigos. O Pelourinho será o espaço da variedade”, afirmou. 

O secretário falou ainda da votação da Lei Orgânica da Cultura, que está marcada para ocorrer nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado. “Ela é apoiada em um tripé, que trata de um plano de desenvolvimento para os próximos anos da cultura na Bahia, aborda um sistema estadual para área e a democratização do conselho cultural. 

Esse projeto de Lei. que é importantíssimo, já passou por quatro comissões, e agora só depende da aprovação dos deputados para entrar em vigor”.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário