segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ponte na orla está em péssimas condições

Silvana Blesa REPÓRTER

Com aproximadamente dois metros e meio de largura e quase quinze de comprimento, a ponte localizada em frente ao Hiper Ideal, em Patamares ligando as duas pistas da Avenida Otávio Mangabeira sobre o Rio Jaguaribe -, auxilia milhares de pessoas que, diariamente, precisam atravessar o rio para trabalhar, fazer cooper, ir à escola, fazer compras ou simplesmente dar um mergulho no mar. No entanto, as péssimas condições de manutenção da plataforma têm deixado em alerta quem passa pelo local. 

Fragilizada com o desgaste do tempo e, de acordo com os transeuntes, sem manutenção há bastante tempo, alguns ferros da lateral onde fica a parte de proteção não existem mais e os que ainda restam, se encontram soltos e corroídos pelo salitre. E pior, basta pegar na parte de proteção para perceber que a mesma está quase solta. “Até a força do vento pode arrancar a qualquer momento. Isso aqui está um perigo”, disse uma senhora ao passar pelo local.

Assim como ela, quem transita pelo lugar todos os dias nota o descaso e denuncia que há mais de três anos a ponte não passa por intervenções. “Além da falta de segurança que nos atinge, Salvador que é uma cidade turistica existe uma ponte nesse estado. Aos finais de semana, o fluxo de pessoas aumenta bastante por conta da proximidade da praia e aí o risco de um acidente é ainda maior”, disparou a moradora de Patamares Elizabete Lima.

 “Passo aqui com frequência e estou vendo a hora de uma criança cair no rio. Até mesmo se uma pessoa sob efeito de bebida alcoólica que tenha vindo curtir a praia for se escorar na ponte vai acabar se desequilibrando e despencando daqui de cima”, previu Elizabete, enquanto balançava a parte de proteção da ponte, que mede uma altura de mais de dez metros.

O local é o único meio que os moradores de Patamares e outros bairros vizinhos têm para atravessar a pista e chegar até a orla marítima. Por dia, centenas de pessoas passam pela ponte. Isso sem falar quando chega o verão, que o número de passantes dobra. 

A equipe de reportagem tentou contato com a Prefeitura de Salvador para obter informações sobre a manutenção da ponte, no entanto, por se tratar de um domingo, não obteve sucesso.    

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário