quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Esperança de valorização

Rivânia Nascimento

As obras da Via Expressa, que ligara a BR324 ao porto de Salvador, têm deixado moradores e comerciantes do bairro Brotas e adjacências,  esperançosos com a possibilidade de valorização dos imóveis.  Além de melhorar o intenso fluxo de veículos no local, eliminando alguns pontos críticos onde há engarrafamentos em horário de pico, os comerciantes também esperam melhorias no comercio da região.

De acordo com Carlos Médice coordenador de obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), 68% dos serviços   já foram concluídos. Ainda segundo o coordenador, quatro viadutos estão prontos e liberados ao tráfego, o que já reflete positivamente no tráfego da região. Quanto as obras da Avenida Heitor Dias que liga a Rotula do Abacaxi, Médice explica que estas já estão bem adiantadas e deve ser concluída em julho de 2012. “Muito mais que mobilidade urbana a Via Expressa vai melhorar o funcionamento da infraestrutura da cidade e conseqüentemente valorizara  os empreendimentos da região”, detalha.

Para o lojista Sandro Barreto, as novas pistas irão aumentar o fluxo de pessoas vindas de diferentes bairros de Salvador incentivando o comercio local. “Estamos torcendo que as obras terminem logo é que tudo saia como prometido”, afirma.
 
As obras da Via Expressa de Salvador vão encurtar a distância entre o porto marítimo e a BR-324 em 3,5 quilômetros. A via contará com 14 viadutos, novas alças de acesso, túneis e vias marginais. Além disso,  alguns canais de escoamento de água serão retificados e relocados, bem como haverá dez serviços de contenções, com diferentes técnicas de engenharia.

De acordo com Jair  dos Santos, de 32 anos, corretor e morador do bairro de Brotas  não há duvidas de que as quatro  pistas irão evitar congestionamento e principalmente valorizar os empreendimentos de Brotas ,mas faz algumas ressalvas. “ Que a obra vai beneficiar a população e valorizar os imóveis isso todos nos sabemos, mas é preciso possibilitar acesso também para os pedestres  com a construção de  passarelas e ciclovias”, diz.

De acordo com informações da Conder, o número de faixas na Avenida Heitor Dias e na Estrada da Rainha será ampliado, e os pedestres ganharão mobilidade com a construção de passeios e ciclovias. A construção de passarelas vai integrar os bairros da região, que tem uma população estimada em 400 mil habitantes. O investimento de R$ 381 milhões, sendo 90% do Governo Federal e o restante do Governo do Estado. A obra ira possibilitar  melhorias indiretas: com a modernização da infraestrutura da região,  um reflexo esperado é a revitalização do bairro do Comércio e entorno.

A Via expressa terá  quatro faixas internas e externas. As duas pistas internas atenderão exclusivamente os veículos de carga, que saem da BR 324 sentido Porto de Salvador. Já as externas atenderão o trafego urbano.

Enquanto as obras não ficam prontas, os motoristas devem tomar algumas medidas para evitar congestionamento nas proximidades da Avenida Heitor Dias e Rotula do Abacaxi. O recomendado segundo a Transalvador, é que os condutores que estão na BR 324 sentido Comercio busquem vias alternativas como a Avenida Luiz Eduardo Magalhães e Bonocô para desviar dos congestionamentos da Rótula do Abacaxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário