quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feriados nacionais agradam os baianos

Daniela Pereira – Repórter

Se você precisava de alguns dias de folga para realizar a tão desejada viagem de visita a parentes e amigos ou, simplesmente, organizar as tarefas de casa e depois curtir uma praia, a hora é agora. Dentre uma infinidade de opções, essas são algumas das alternativas que o baiano pode escolher nos nove feriados nacionais de 2012, divulgados na última segunda-feira no Diário Oficial da União. O novo calendário é um estímulo ao turismo e, diferente do que vinha acontecendo, não promoveu a insatisfação dos lojistas de Salvador. Negócios à parte, o brasileiro aprovou as datas e aguarda com ansiedade os feriados nas sextas-feiras.

Considerado um ano excelente para quem gosta de viajar, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) afirmou que haverá um incremento de até 35% nas viagens. Em sites de vendas de passagens aéreas, promoções com desconto de até 90% e pagamentos parcelados em seis vezes já são anunciadas para reservas feitas com antecedência. “O feriado longo voltado para o lazer é sempre benéfico para o turismo receptivo como para o exportativo”, afirmou Pedro Galvão, presidente da ABAV na Bahia.

Apesar dos festejos, Galvão ressaltou que apenas os feriados nacionais e prolongados garantem grandes ocupações em agências de turismos e hotéis das cidades. “Quando eles ocorrem nas quintas ou sextas ou nas segundas ou terças somos beneficiados com um aumento de 20 à 25% nas vendas, porém quando são municipais ou nacionais, que caem no meio da semana, isso não acontece”, afirmou, salientando que antes de comemorar as datas, as agências de viagens verificam fatores que podem atrapalhar o turismo. “Apesar dos feriados prolongados em 2012, é necessário observar alguns pontos como as estações do ano, do local que mora ou que pretende visitar, assim como os festejos locais e nacionais”, pontuou.

De acordo com a portaria de número 595, de 22 de dezembro de 2011, publicada no Diário Oficial da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, são considerados feriados nacionais: 1º de janeiro – Dia da Confraternização Universal (domingo); 21 de abril - Tiradentes (sábado); 1º de maio - Dia Mundial do Trabalho (terça-feira); 7 de setembro - Independência do Brasil (sexta-feira); 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida (sexta-feira); 28 de outubro - Dia do Servidor Público (domingo); 2 de novembro - Finados (sexta-feira); 15 de novembro - Proclamação da República (quinta-feira); 25 de dezembro - Natal (terça-feira).

Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro - Carnaval (segunda e terça-feira), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril - Paixão de Cristo (sexta-feira), 7 de junho - Corpus Christi (quinta-feira), 24 de dezembro - véspera do Natal (segunda-feira) e 31 de dezembro - véspera de Ano Novo (segunda-feira)

Comércio não ficará prejudicado

Em relação ao comércio local, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) garantiu que em apenas quatro feriados as lojas ficarão fechadas, o que não prejudicará as vendas. “Fecharemos o comércio apenas nos dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 25 de dezembro. Nos demais feriados, o trabalhador que estiver em serviço receberá R$ 27 por dia trabalhado, conforme decisão imposta na convenção coletiva entre lojistas e o Sindicato dos Comerciários de Salvador”, afirmou o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, ressaltando que a população também vai às compras nos feriados. “Antes, este hábito era apenas para lojas de shoppings, mas, o comércio de rua tem aderido a esta tendência e o consumidor responde com satisfação”, garantiu.

Nas redes sociais, assim como as nuas da cidade, o baiano comemora os feriados prolongados e aguarda as datas com ansiedade. “Vou curtir muita praia, sol e cerveja. Trabalhamos a semana inteira e merecemos alguns feriados prolongados”, afirmou a dona de casa, Márcia Barreto, 27 anos. A operadora de caixa, Veriana Oliveira, 38, disse que os dias de folga serão essenciais para curtir filhos e netos. “Trabalho muito e mal vejo meus filhos. Meu neto de três anos pergunta quando vou assistir desenho com ele. Quero fazer isso mais vezes”, afirmou, sob risos.

Já o bancário Cláudio Figueiredo, garantiu que no próximo carnaval conhecerá o sambódromo do Rio de Janeiro. “Sei que os festejos carnavalescos de Salvador são os melhores do mundo, mas sempre quis conhecer o Rio e estou planejando para este ano”, garantiu animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário