quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Convento do jazz

Poucos e raros estilos de música marcaram o imaginário da cultura ocidental como o jazz. Pintores, escritores, músicos e artistas em geral em alguma curvatura de criação encontraram o jazz. No cinema, ele está inscrito em centenas de filmes, e na música, sua presença é planetária. E se você não sabe o que é jazz e precisa perguntar para alguém, desista, porque você nunca saberá, disse certa vez o genial Louis Armstrong.
Mas nem tudo está perdido, porque há uma oportunidade de você conhecer o jazz. O Pestana Convento do Carmo Hotel, no Pelourinho, abriu um espaço toda noite de quinta-feira, a partir das 20 horas, para abrigar a chamada música da alma, que formou e consagrou nomes como Ella Fitzgerald, Sara Vough, Peggy Lee, Stan Getz e muitos outros. A iniciativa do hotel acontece no mesmo momento em que esse memorável estilo musical ganha uma contribuição inestimável pelas mãos de Cris Burns. É a História do Jazz contada de forma concisa e abrangente em 16 CD’s. Tudo bem documentado.

Dos bares enfumaçados de New Orleans a seus similares de Nova Iorque e da Europa, o jazz encontra guarida agora num convento, à beira de uma piscina circular, escudada por grossas paredes seculares e uma cozinha de condenar a gula a cem anos de solidão. Num ambiente onde a mundanidade fica do lado de fora, enquanto você revive as grandes noites das Jazz Sessions do Blue Note.
Durante três horas, das 20h às 23h, pode-se revisitar Misty, com a mesma elegância incorrigível de Cout Basie, só que desta feita pelo “Quarteto de Jazz”, formado pelos experientes jazistas Augusto Gomes, Cid Araújo, Duarte Veloso e Denílson Nascimento. Não se surpreenda se você pensar estar escutando um dos seus ícones preferidos. A bela iniciativa do projeto, que já é sucesso entre a nata da capital baiana, partiu do diretor geral dos Hotéis Pestana na Bahia, Carlos de Freitas.

Round Midnight, Body and Soul, Sophisticated Lady, My Funny Valentine, Ain’t Misbehavin, The Man I Love, Night and Day e Stardust são algumas das pérolas que você poderá saborear juntamente com a cozinha portuguesa e seus vinhos bem encorpados. A iniciativa do Pestana Convento do Carmo Hotel, em Salvador, lhe dá a oportunidade de conhecer a música que consagrou gente como Ella Fitzgerald, Billie Holliday, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Ray Charles, Lee Morgan, George Benson, Benny Goodman, Anita O´Day, Bill Evans, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário