quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sessão lembra os 30 anos de morte de Glauber Rocha

Há 30 anos, em 1981, morria o maior de todos os realizadores cinematográficos brasileiros: Glauber Rocha. Em memória ao cineasta baiano, a Assembleia Legislativa da Bahia realiza na tarde desta quinta-feira, a partir das 14h30, uma sessão especial proposta pelo deputado Álvaro Gomes.
“Uma justa homenagem ao cineasta de ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’, um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos”, diz o deputado idealizador da sessão.  O principal convidado do evento será o jornalista e amigo de Glauber desde a adolescência, João Carlos Teixeira Gomes (Joca), que falará sobre a trajetória do cineasta.  João Carlos é autor de “Glauber, Esse Vulcão”, considerada a melhor biografia de Glauber Rocha.

Durante o encontro, o professor e compositor Fábio Paes também vai cantar em memória de Glauber. “Vamos realizar um belo encontro no plenário do Legislativo baiano, para manter viva a memória de um dos mais importantes cineastas do século XX, o baiano de Vitória da Conquista que conquistou o mundo com sua genialidade”, afirma Álvaro Gomes .
As homenagens ao cineasta começaram ontem, com a exibição de Glauber o filme, Labirinto do Brasil, do diretor Silvio Tendler. O documentário traz imagens raras que ficaram interditadas por anos. O filme traz depoimentos de diversas personalidades que conviveram com o cineasta, além das filmagens de seu velório e funeral, em 1981.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário