terça-feira, 4 de outubro de 2011

Graduação tecnológica tem aumento de 26% nas matrículas

Os cursos superiores de tecnologia surgiram acompanhando a necessidade de qualificação profissional, com o objetivo de formar especialistas em determinadas áreas. Segundo o Censo da Educação Superior 2009, divulgado em janeiro deste ano, o número de matrículas foi 26,1% superior ao do ano anterior.

Segundo Eduardo Souza, coordenador dos cursos tecnológicos de gestão da Faculdade Ruy Barbosa, a educação superior brasileira vem observando um substancial crescimento nas graduações tecnológicas ao longo dos anos, devido à necessidade de os estudantes terem opções para se graduar em cursos mais específicos, para atender às demandas do mundo do trabalho.

“Para se ter uma ideia, o número de matrículas nos cursos superiores de tecnologia foi o que mais cresceu no País, comparativamente aos bacharelados e licenciaturas. Considerando que o número total matrículas na educação superior brasileira foi de 5,9 milhões em 2009, a graduação tecnológica já responde por 11,5% deste total, o que demonstra o volume da demanda que pressiona as academias brasileiras por modalidades de graduação mais focadas em áreas do saber”, afirma o coordenador.

Marla Dore, coordenadora do curso tecnológico em tecnologia da informação da Unirb, diz que são muitas as vantagens da graduação tecnológica. “A formação específica, menor investimento, menor tempo de formação e aplicações práticas da área de formação são as vantagens. Para quem precisa se inserir logo no mercado ou atualizar seus conhecimentos dentro de um setor específico, a graduação tecnológica é uma ótima opção”, afirma Marla.

Neila Borges, tecnóloga em gestão de recursos humanos, escolheu a graduação pela praticidade do curso. “Essa modalidade visa formar profissionais aptos, com caráter inovador de um determinado eixo tecnológico, com menos tempo de duração e com capacidade de utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica, uma vez que o estudante está em contato com a prática quase que em tempo integral”, afirma Neila, que está cursando o 1º semestre em gestão comercial, na Unijorge.

Eduardo concorda que essa modalidade de formação tem grandes vantagens, porém ele elenca algumas desvantagens. “Os cursos superiores de tecnologia focaliza em uma área específica, diferente dos bacharelados, possuem mais disciplinas e oferecem uma formação mais generalista, o que permite uma visão mais crítica e aprofundada; além disso, o curso tecnológico ainda é visto com certo preconceito pelo mercado de trabalho, pela simples falta de informação do que estes cursos representam. Contudo, isso está acabando, tanto que concursos públicos, como o mais recente feito pela Petrobras, já começam a reconhecer o valor desta graduação”.

Áreas - Segundo especialistas, estes cursos têm uma demanda específica em cada região, o que é uma das características. Eles precisam atender a uma necessidade da região onde são oferecidos. Na Bahia, por exemplo, os cursos com uma demanda crescente são gestão comercial, marketing, gestão recursos humanos e processos gerenciais, sistemas de informação, logística e gastronomia.

As informações são do A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário