quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Horário de verão com clima de inverno

A frente fria que se instalou em Salvador desde a noite de terça-feira, e em quase todo o estado, deve permanecer até o final de semana, com tempo instável de vento e chuva na maior parte do tempo, de acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A mudança do tempo chegou trazendo muitos estragos pela cidade, ontem pela manhã várias sinaleiras apresentaram defeitos, em ruas principais da cidade, principalmente da orla como a da Avenida Manoel Dias da Silva, esquina com a Maranhão, na Pituba, deixando o trânsito lento, embora inspetores de trânsito da Transalvador estivessem no local orientando o tráfego de veículos.

De acordo com o inspetor Ricardo Luis Santos Alves, os técnicos da Transalvador estiveram no local para conserto, mas faltava uma peça e tinham ido buscar. Alves explicou que quando há tempestades é comum os semáforos apresentarem problema.

“As chuvas fortes  provocam curto circuito e aí o aparelho para de funcional. Outro problema é quando venta muito forte, os braços que sustentam os semáforos entortam tanto que param de funcionar, foi o que aconteceu na Rua Rio Grande do Sul, quem vem do Itaigara”, explicou.
Os problemas com semáforo também ocorreram Rua da Paciência, esquina com a Lydo de Mesquita, no Rio Vermelho, e ainda nesta Rua esquina com a Cardeal da Silva. Outros pontos, também na orla, tiveram semáforos paralisados como na Avenida Oceania, em Ondina, próximo ao Othon Hotel.

O cenário de toda a orla era formado por ventos fortes, que se podia observar pela posição dos coqueiros que chegava a se dobrar e o mar muito revolto. E quem sofre mais com isto são os que tiram do mar o alimento para sobreviver: os pescadores. “Hoje a tecnologia nos dá condições para acessar a posição do vento  e da maré.

E já me certifiquei que vamos ficar uns três dias sem poder pescar. Mas o certo mesmo é a partir de segunda-feira quando o tempo vai se firmar”, afirmou Joel Gouveia, ex-presidente da Colônia Z-1 do Rio Vermelho.

Neste aspecto, Gouveia está correto, porque a meteorologista Cláudia Valéria garante que “o tempo vai ficar assim até o final de semana com instabilidade. Esta frente fria atingiu todo o estado e foi bem-vinda no Centro Oeste  e Nordeste da Bahia, que fazia muito tempo que não chovia. Não é que vai estar chovendo toda hora,vai ter período de melhorias, mas sempre voltando a ficar nublado”, informou.
Se o quadro está difícil para quem é pescador imagina para os banhistas que não devem nem chegar perto do mar como aconselha o salva-vidas  da Salvamar José Milton da Cruz, “com esta frente fria não tem como nadar com o mar revolto, as ondas estão muito altas e suspendemos o nado em todas as praias”.

Muitos transtornos pela cidade

Um edfício residencial que fica no condomínio Novo Arvoredo, no bairro de Tancredo Neves, foi destelhado com a força dos ventos, mas não houve vítimas. E em  vários bairros da cidade houve queda de energia e a Coelba enviou nota explicando que “em função dos fortes ventos e chuvas registrados em todo o estado, a concessionária registrou um aumento no número de ocorrências relacionadas à interrupção no fornecimento de energia.

Segundo o órgão, a maioria das ocorrências foi na região Sudoeste e Oeste, onde chove com maior intensidade. Visando atender a todas as solicitações o mais breve possível, a concessionária está trabalhando com um efetivo 50% superior de turmas de operação e manutenção.

Em Salvador e Região Metropolitana as principais ocorrências foram em Vila de Abrantes, Jardim das Margaridas, Areia Branca, CIA, Valéria, Uruguai, Caminho de Areia e Jardim Cruzeiro. Técnicos da concessionária já trabalharam durante todo o dia para normalizar o fornecimento de energia.

A empresa orienta aos consumidores que, ao acessar o 0800 071 0800 para informar sobre interrupção no fornecimento, optem pela opção 2 (Falta de Energia) no menu de atendimento. Para agilizar a solicitação, é importante ter em mãos o número do contrato ou CPF do titular da fatura.

Os consumidores também podem comunicar falta de energia através do site www.coelba.com.br e do novo serviço de envio de mensagem de texto (SMS) para o número 27308, informando, no espaço destinado ao texto, apenas o número do contrato da unidade consumidora. A Coelba lamenta os transtornos causados pela falta de energia e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.

A TWB, responsável pela travessia do terminal marítimo São Joaquim-Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, suspendeu temporariamente o embarque de veículos de grande porte (utilitários, caminhões e ônibus) ontem. A medida foi tomada devido aos fortes ventos que agitam o mar da Baía de Todos os Santos, interferindo nas condições de navegação.

O embarque de passageiros e carros menores está liberado. Mas, segundo a concessionária, por causa das condições climáticas, as viagens costumam demorar até 20 minutos a mais, já que os ferrieboats reduzem a velocidade e, quando necessário, realizam desvio de rota regular.Os veículos de grande porte voltam a embarcar quando houver diminuição de intensidade nos ventos.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), recebeu, até o início da noite de ontem, 40 solicitações de emergência. Foram oito ameaças de desabamento de imóveis, três ameaças de deslizamento de terra, oito ameaças de queda de árvore, cinco árvores caídas, um desabamento de imóvel, três desabamentos parciais e doze destelhamentos. A Codesal continua de plantão durante 24 horas através do número 199. A ligação gratuita.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário