sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lentes de contato populares chegam ao mercado brasileiro

Você já imaginou ter acesso a lentes de contato podendo comprar um par pelo preço de R$ 30,00? O grupo brasileiro Titans, especializado no mercado óptico, está lançando no Brasil as Lentes Pratic, de descarte mensal e de fácil manuseio, por um preço acessível, disponíveis, pela primeira vez no País, em embalagens com uma unidade. A marca, que é nacional, foi registrada especialmente para este projeto. “A ideia é aproveitar o crescimento do potencial de consumo da classe C, que ascendeu de forma significativa nos últimos anos”, diz Júlio Medeiros, um dos diretores da empresa. “Este é um mercado que queremos explorar, tendo em vista que muitas pessoas não experimentavam lentes de contato porque este produto exigia um alto investimento, por ser vendida apenas caixa com 6 pares”, esclarece.
 
Para descobrir as especificidades dos consumidores nacionais de lentes, a Titans investiu em pesquisa. Foi realizado um extenso estudo com usuários, possíveis usuários e pontos de venda, tanto em entrevistas pessoais como enquetes em redes sociais, considerando o aumento do poder de compra das classes C e D, principais focos das vendas. “A lente de contato é um produto desejado pela maioria dos usuários de óculos, porém de difícil acesso, principalmente financeiro. Um investimento inicial médio acima de R$100,00 impedia que muitos rompessem a barreira do experimentar”, afirma Medeiros.
 
Segundo ele, o brasileiro também não tem o hábito de fazer compras programadas, como das embalagens que já existem no mercado e que vêm com 6 pares de lentes de contato, para mais tempo.  “Ele espera ser atendido no momento com a disponibilidade financeira que ele tiver no dia. Por exemplo: muitos gostariam de usar lentes de contato em festividades como casamento, formatura, mas deixam de realizar o sonho de estar sem óculos devido ao investimento inicial”, diz. 
 
As lentes são produzidas na China e o fabricante foi escolhido a dedo para o projeto, após rigorosa análise de fabricantes europeus e de outros países asiáticos.   No entanto, para atender ao mercado brasileiro, algumas adaptações foram necessárias. “Escolhemos os melhores produtos da linha do fabricante, para que pudéssemos atender às necessidades do biotipo brasileiro e adequamos as embalagens e o preço ao público-alvo”, conta Medeiros.
 
Segundo a empresa, na fase inicial foram investidos R$ 500 mil e a expectativa de vendas para 2012 é de mais de 1 milhão de produtos, incluindo lentes incolores e coloridas e a solução para limpeza, totalizando um faturamento superior a R$ 8 milhões.

Fonte: Tribuna da Bahia On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário