quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura apresenta Plano de Zoneamento do Carnaval

Naira Sodré REPÓRTER

Apresentado ontem o Plano de Zoneamento do Carnaval com quatro grandes novidades para este ano. Segundo Cláudio Silva, “o plano é um instrumento inédito na organização e planejamento da folia, por traçar as áreas onde cada atividade é permitida. Pontos destinados à prestação de serviços, passagem de som, áreas livres para circulação, entrada e saída dos circuitos estão previstos na poligonal traçada pela Sucom. Assim, o que estiver fora desses limites será facilmente identificado pela fiscalização, que terá atuação incisiva”.

De acordo com o gestor da autarquia, “o Carnaval não vai mais servir de desculpa para estruturas montadas sem licença e atividade sonora acontecendo de maneira indiscriminada em toda a cidade, fora dos circuitos tradicionais e áreas destinadas para os festejos nos bairros. Salvador mostra que está avançando no ordenamento do Carnaval”, destacou.

De acordo com  o plano, não será permitida a montagem de balcões, barracas ou outro tipo de estrutura nas transversais ao longo dos dois circuitos do Carnaval.

Também não será permitida a abertura dos estacionamentos de grandes supermercados ou de pequenos comércios, fora do circuito da festa, para a venda de produtos, tais como bebidas e comidas, como se via nos anos anteriores.

Se o proprietário quiser transformar seu estacionamento ou garagem em ponto de venda, terá que apresentar projeto à Sucom, como determina a lei 5354/98, que não permite utilização de qualquer área sem a apresentação de projeto. Outra grande mudança foi a delimitação de uma área de silêncio que toma como eixo o Hospital Espanhol.

Esta área vai até a Avenida Sete nas proximidades do Hotel Vila Velha. Todos os trios terão que fazer trajeto silencioso. Segundo Claudio Silva, todas aas agremiações já foram comunicadas e orientadas sobre a mudança.

Deslocamento – A terceira e grande mudança está relacionada com o deslocamento dos blimps (grandes balões) dentro dos blocos. A partir deste Canaval, os blimps estão proibidos de, após o desfile, retornar dentro do bloco.

Ou seja: não poderão voltar no contra-fluxo, terão que comprir rota alternativa. No circuito Barra-Ondina, deverão voltar pela Sabino Silva. Segundo o superintendente da Sucom, os blocos que não cumprirem esta determinação pagarão multa no valor do licenciamento para desfilar no Carnaval.
 
A quarta grande mudança está relacionada aos ambulantes que praticamente moram na rua durante os dias de folia. Não será permitido que ambulantes durmam em barracas improvisadas ao longo do circuito. Para evitar a transformação de áreas do circuito em dormitórios, elas serão cercadas como é o caso da área do Cristo na Barra.

Os ambulantes serão encaminhados aos abrigos que irão estar disponíveis durante os festejos de Momo.Para o Carnaval nos bairros não existem novas determinações. Vamos continuar monitorando o som. Para todo este trabalho de fiscalização, a Sucom vai contar com 160 homens.    

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário