segunda-feira, 7 de maio de 2012

Peça traz histórias do Carandiru para os palcos de Salvador

Tribuna da Bahia
Após sucesso de sua primeira temporada, Salmo 91 está de volta aos palcos de Salvador, de 04 a 27 de maio, com apresentações de sexta a domingo, sempre às 20h na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

A peça conta as histórias de dez presos do pavilhão nove do Complexo do Carandiru, local do maior massacre penitenciário do país. Essa é a segunda montagem de uma trilogia sobre o cárcere, idealizada pelo diretor Djalma Thürler. Com texto do dramaturgo Dib Carneiro Neto, que venceu o Prêmio Shell em 2008, a montagem explora a perspectiva individual dos presos sobre vida e crime. “Quero mostrar que eles não são coitados, mas também têm prazer pela marginalidade. O texto dá voz a bandidos inescrupulosos, matadores impiedosos e criminosos revoltantes” diz Thürler.

Sem ser um relato realista do massacre, a peça é considerada pelo diretor como o anti-espetáculo. A cenografia, assinada pelo premiado José Dias, despe o palco de supérfluos e Thürler aposta no trabalho do ator para compor o vazio metafórico. Em lugar de grandes cenários, um mergulho profundo na subjetividade dos personagens, sua potência. Ou seja, palco minimalista, histórias viscerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário