sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Arena da Fonte Nova será inaugurada em março de 2013

A comemoração dos mil dias que faltam para a Copa do Mundo tem para o secretário estadual da Copa 2014, Ney Campelo, duplo significado: a contagem regressiva e as obras que estão em situação avançada em relação aos outros estados.

Tomando-se como prioridade os pilares de sustentação do evento que são a arena e o aeroporto, Campelo adiantou que a Fonte Nova  já tem 25% de obras e será reinaugurada em 29 de março de 2013 (dia de aniversário de Salvador). No aeroporto, o final das obras de ampliação está previsto para julho do mesmo ano.

O secretário voltou satisfeito da reunião que participou em Brasília, na última quarta-feira, representando o governador Jaques Wagner no evento realizado no Palácio do Itamaraty, onde foi apresentado o balanço das ações empreendidas por todos os estados sede para a Copa do Mundo 2014.

Campelo disse que até o final deste mês deverá ser divulgado o cronograma de trabalho do projeto de mobilidade urbana entre Salvador e Lauro de Freitas. Arena e mobilidade urbana foram os temas predominantes nas apresentações de representantes de governos estaduais e prefeitos das 12 sedes brasileiras do Mundial de Futebol.

Ele explicou que na oportunidade o ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que há dois alicerces, pilares de sustentação, para a Copa do Mundo, que são a arena e os aeroportos. E consequentemente, a Bahia pode festejar a situação avançada destes dois pilares.

“No caso da arena, a Fonte Nova já tem 25% das obras realizadas, o que significa um quarto da construção. Inclusive quero propor ao governador que a inauguração seja em 29 de março 2013, dia do aniversário de Salvador”, revelou em primeira mão.

O secretário explicou que as obras físicas da arena deverão estar finalizadas em dezembro de  2012,  quando a construtora entregará o estádio ao governo do estado, mas a
infraestrutura  total só termina em 2013 quando será inaugurada. Em relação ao aeroporto internacional, Campelo nomeia as obras de reforma que devem ser feitas.

“Reforma no terminal de passageiros, deve ser ampliado o estacionamento, a cobertura e os pátios de pouso. E estas obras serão entregues em julho de 2013, ou seja 11 meses antes da Copa do Mundo 2014”, sinalizou, acrescentando que um ano antes da Copa, a Bahia estará também completando as demais reformas, como as de hotelaria, que é a 3ª maior do país, só perdendo para São Paulo e Rio de Janeiro.

Cidade terá grande legado

Para se ter ideia da ocupação turística no estado, o secretário afirmou que existem 35 mil leitos somente em Salvador; 15 mil entre a Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, somando ao todo 50 mil leitos nestas localidades e que até o grande evento esportivo mundial chegará a 60 mil. “O mais novo grupo de hotéis que vem para Salvador é o Fasano, que vai ocupar o antigo prédio que pertenceu ao jornal A Tarde, na Praça Castro Alves”, anunciou.

Em relação à requalificação profissional, o secretário conta que o governo está liderando uma ação de mobilização de qualificação de milhares de trabalhadores das diversas áreas de serviços como taxistas, garçons, baianas de acarajé, atendentes de shop- pings, agentes policiais,.

“Inclusive amanhã (hoje) no Pelourinho vão ser entregues as primeiras certificações de trabalhadores que concluíram cursos promovidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(Senac).

Fator crítico- Para o secretário o fator crítico é o da mobilidade urbana, no caso do Metrô que o governo do Estado quer que se estenda até a Paralela, e isto pode ser mais demorado. “Que tenhamos êxito neste destravamento, que será um grande legado para a nossa cidade”, afirmou.

Ainda no pacote de obras para o grande evento consta a ciclovia, a qual o secretário falou com grande entusiasmo que será uma das maiores da América Latina, um projeto da Conder.

O terceiro ciclo de realização para que os estado receba bem os visitantes é a questão das telecomunicações, energia, saúde e segurança. “Sabemos dos desafios, não é uma celebração em que tudo estará esquecido, mas é um legado para toda a população”, concluiu.
 
Tribuna da Bahia
Especial Copa 2014 - Noemi Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário