sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Programação para a criançada

No mês das crianças, a Oi Futuro garante a festa da molecada apoiando dois projetos direcionados ao público infanto-juvenil: o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e o 1º  Festival de Quadrinhos (FAQ).
O FICI, que está em sua 9ª edição, com meia-entrada para toda a família e oficinas gratuitas, acontece em Salvador e Aracaju de 30 de setembro a 9 de outubro e reúne inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates que acontecerão na rede Cinemark do Shopping Salvador, nos finais de semana, e também com atividades em escolas da cidade, de segunda à quinta-feira.

O festival é a chance de ver – ou rever – filmes que nem sempre tem a distribuição assegurada no Brasil e canais de TV convencionais. Outro grande destaque do FICI é a sessão Dublagem ao vivo, que proporciona ao público a chance de conhecer o trabalho dos dubladores e conhecer longas de diversas localidades, como Estônia e Dinamarca.

Já o 1º Festival Anual de Quadrinhos da Bahia (FAQ) é um evento pioneiro e que pretende promover e valoriza produção e artistas da Bahia. Promovido pela Multi Planejamento Cultural e a Fala Menino Produções, o evento, primeiro na Bahia voltado exclusivamente para os quadrinhos, acontece entre os dias 06 e 09 de outubro e tem a proposta de difundir os quadrinhos nacionais, em especial a produção baiana e nordestina, promovendo o intercâmbio cultural entre autores, artistas e o público. O artista baiano, Cedraz, da Turma do Xaxado, por exemplo, é uma das presenças confirmadas.
A programação ficará espalhada em espaços reservados do Salvador Shopping e contará com a participação de diversos artistas em bate-papos, exposições, oficinas, peças infantis, shows de mangá e lançamento de livros. A abertura do Festival acontecerá no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, do mesmo shopping, no dia 06, e contará com a ilustre presença do cartunista Maurício de Sousa que, neste ano, completa cinquenta e dois anos de Turma da Mônica.
Recebendo os convidados estará o premiado cartunista e escritor baiano Luis Augusto, criador do Fala Menino!, que entregará ao pai da Turma da Mônica o primeiro Troféu Lucas, pela contribuição de seu trabalho à história dos Quadrinhos nacionais. Durante o FAQ, acontecerá também a premiação das obras vencedoras do I Salão de Humor da Bahia, que recebeu inscrições de 141 obras entre tiras, cartuns e charges de artistas de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário