segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Federais e militares são destaque no Enem

Escolas militares, colégios estaduais, considerados modelos, e as escolas federais são os que aparecem com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas da Bahia. Ao considerar o percentual de participação de 95% dos alunos, o 1º lugar em Salvador  no ranking das escolas públicas ficou com o Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Lobato, com  598 pontos de média.
Para a chefe  da unidade de desenvolvimento educacional do CPM-Lobato, a capitã Helena Jones, diversos fatores contribuíram para o resultado. “A carga horária ampliada no terceiro ano, a disciplina e o interesse dos estudantes colaboram. Nossos alunos são escolhido em sorteio e, por isso, têm bases diferentes quando chegam ao colégio”, explica a capitã. Para nivelar os estudantes , o CPM dispõe de conselho de acompanhamento com aparato psicopedagógico.

Ex-aluno Carlos Silva, hoje graduando de direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), fala sobre a experiência de estudar no Colégio Militar. “A instituição poderia ser mais uma escola pública, mas atua de forma séria, e percebemos isso”.
Considerando a  participação no exame acima de 75%, o Colégio Estadual Luís Tarquínio, situado na Boa Viagem, obteve a melhor colocação da rede pública no município de  Salvador. Com taxa de participação de 80%, a unidade escolar  obteve média  geral  de 530,71.
Mas sem levar em conta a quantidade de estudantes da escola que participaram, o primeiro lugar no ranking geral fica com o  Instituto Federal da Bahia (Ifba), seguido pelo Colégio Militar de Salvador, que obteve 668,5 no Enem – porém  ambos não obtiveram participação acima de 75%. O Colégio Militar situado na Pituba é  mantido pelo  Exército e  faz seleção anual, disponibilizando 45 vagas para o primeiro ano do ensino médio.
Para a professora de geografia e capitã Maria Rocha, a disciplina é o segredo para que os alunos da escola obtenham bons resultados no Enem. “Os alunos são muito dedicados, estudam bastante e participam das aulas. Isso faz a diferença na hora de uma avaliação dessas”.
Modelos - Considerando as instituições-moledo, o Colégio Thales de Azevedo obteve o sétimo lugar entre as públicas  de Salvador. A instituição localizada no Costa Azul obteve 562,80  pontos no Enem, mas  a participação dos alunos ficou em 70,90%.
“Nós estamos nessa escola porque corremos atrás. No Ifba, fizeram prova, aqui foi sorteio. O resultado desse interesse, seja no Enem ou nos vestibulares,  tende a ser o melhor”, acredita o estudante  Breno Oliveira, do terceiro ano do Thales de Azevedo.
Fernando Amorim /Agência A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário