terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cabines 1 e 2 voltam a funcionar na quinta

Quinta-feira, 1º. Este foi o prazo dado pelo superintendente de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Alberto Gordilho, para que as cabines 1 e 2 do Elevador Lacerda voltem a funcionar. O cartão-postal está fechado há uma semana e, até que seja restabelecido o serviço, a ligação entre as cidades Alta e Baixa será feita por ônibus  disponibilizados, gratuitamente, à população.
Paradas há 20 dias, as cabines 3 e 4 só devem voltar a funcionar no final de setembro por tratar-se de um “defeito mais profundo”. O que Alberto Gordilho chama de “profundo” é a substituição de todo o sistema eletroeletrônico das cabines, cujo orçamento está sendo feito pela empresa de elevadores Otis.
O problema que causou a pane total das quatro cabines do Elevador Lacerda foi  provocado por motivos distintos; portanto, esse seria o motivo para o conserto imediato de apenas duas delas. No caso das cabines 1 e 2, explica o superintendente da Transalvador, está sendo feita a recombinação das peças, que são muitos antigas e não estão mais à venda.
“A Otis está procurando peças parecidas no Brasil inteiro, mas ainda não achou. Independentemente disso, estamos tentando recuperá-las aqui em Salvador”, salienta Gordilho.
População - Um total de 15 ônibus coletivos, sendo cinco convencionais – dois equipados com elevadores para transportar portadores de necessidades especiais –  e dez micro-ônibus, faz o trajeto, das 6 às 23  horas, entre as cidades Alta e Baixa em cerca de 20 minutos.
A reportagem de A TARDE constatou, nesta segunda, 29, que, embora o serviço esteja funcionando, muitos usuários estão insatisfeitos, pois temem que o número de veículos seja insuficiente para atender as 20 mil pessoas que usam o Elevador Lacerda diariamente.
Um dos temerosos é o operador de telemarketing Diogo Conrado, que trabalha no Centro Histórico. “Com o elevador, o trajeto é de 22 segundos. Agora são 20 minutos, e olhe lá”, reclama. A estudante Alane Sodré completa: “Eu estudo no Colégio Militar e todo mundo sabe que lá não pode atrasar. Estou me atrasando direto por causa dos ônibus”, revela.
Turismo - O gestor da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), Cláudio Tinoco, diz que “foi pego de surpresa com a paralisação total do Elevador Lacerda na semana passada”. Ele cita  que uma pesquisa feita com os turistas que visitam a capital baiana constatou que os cinco pontos de grande movimentação do turismo são Pelourinho, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Farol da Barra e a praia do Porto da Barra.
“Isso significa que o turista usa o Elevador Lacerda para chegar  à Cidade Alta. Muitos vêm a Salvador só para ver o Elevador. Imagina a frustração deles em ver o equipamento fechado?”, questiona Tinoco, reforçando que a paralisação afeta a economia de toda aquela região.
Com informações do A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário