quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Formas graves de dengue aumentam no Estado, diz Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) atesta que houve redução de 14,9% nos casos de dengue neste ano. Até a semana epidemiológica, ocorrida em julho, foram notificados 43.309 casos da doença no Estado, contra 50.890 notificações, no mesmo período de 2010.
Apesar dos casos gerais de dengue terem reduzido, as formas mais graves da doença,  a exemplo de dengue com complicações (DCC), febre hemorrágica da dengue (FHD) e síndrome do choque da dengue (SCD), cresceram em 6,2% no primeiro semestre de 2011, ante 4,3% no mesmo período de 2010.
Foram notificados 290 casos, sendo que  213 foram confirmados em 56 cidades. A Secretaria da Saúde registrou 13 óbitos  nos municípios de Jequié, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Remanso, Jussara, Bom Jesus da Lapa, Cipó, Riacho de Santana, Conceição do Coité e três casos em Salvador.
Reincidência - A maior incidência de mortes foi entre  adultos. Onze óbitos foram registrados em pessoas maiores de 20 anos de idade, ou seja, 84,6% dos casos.
“O aumento das notificações de casos graves se deve à reincidência. São situações em que a pessoa já teve dengue uma vez e tornou a contrair”, explica o sanitarista Agnaldo Orrico, da Sesab, informando que a secretaria tem realizado ações constantes de combate à doença e que pretende colocar mais agentes de endemia nas ruas para o período do verão, em que os casos são mais comuns.
Nas últimas três semanas, os municípios que registraram um maior número de notificações foram Salvador, Juazeiro, Porto Seguro, Guanambi, Itabuna e Barreiras, que concentram 74,7% das notificações. Até este mês, 384 (92%) municípios notificaram a doença por meio dos sistemas de informação da Vigilância Epidemiológica.

Para a Secretaria da Saúde do Estado, a melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, como  latas de alumínio, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, entre outros.
Serviço
Em casos de  denúncias, o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria
da Sesab (08002840011), Cevesp (9994-1088) ou no site (
www.bahiacontraadengue.com.br).
As informações são jornal A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário