segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Estado vai receber mais recursos para UTIs

Márcio Cerqueira, 31 anos, foi atendido na sexta-feira no Hospital do Subúrbio (HS). Levado à unidade pela mãe, Eunice Cerqueira, após sentir fortes dores, Márcio junta-se as 90.706 pessoas já beneficiadas pelos serviços da unidade em pouco mais de dez meses de funcionamento. “Aqui, meu filho foi muito bem atendido. Chegamos e rapidamente o médico veio avaliar ele. O Márcio vai ficar bem”.

O serviço prestado ao filho de Eunice foi conhecido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou o HS. Na ocasião, ele anunciou o credenciamento dos 60 leitos de UTI da unidade ao Sistema Único da Saúde (SUS), até então custeados pelo governo estadual.

Com esse credenciamento, o Ministério da Saúde passa a enviar recursos para o financiamento dos leitos. “Vamos aprimorar o serviço e integrar a unidade a Rede Saúde Toda Hora”, afirmou o ministro, que também esteve no Hospital da Criança, em Feira de Santana.

Modelo de gestão  – Primeira unidade hospitalar pública do Brasil viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio dispõe de 268 leitos de internação - são 208 de enfermaria (64 de internação pediátrica e 144 de adultos) e 60 de terapia intensiva (dez de UTI pediátrica, 30 de UTI adulto e 20 de terapia semi-intensiva também para adultos). “Aqui, é um novo de modelo de gestão e nós valorizamos muito a possibilidade de alternativas para garantir atendimento de qualidade”, afirmou Padilha.

HEC terá plena capacidade – Ao conhecer o Hospital Estadual da Criança (HEC), o ministro anunciou o credenciamento ao SUS de 20 leitos de UTI. A unidade entrou em funcionamento no dia 27 de agosto do ano passado e atualmente dispõe de 108 leitos de internamento, incluindo os de UTI.

A emergência oferece mais 37 leitos. Somente neste setor foram feitos 27.462 atendimentos - uma média de 100 pacientes por dia. O hospital estará em plena capacidade de atendimento até 2012, quando os 280 leitos de internamentos serão disponibilizados para atender a faixa etária de 0 a 18 anos, em diversas especialidades. Desde a sua inauguração, já foram realizados cerca de 110 mil procedimentos.

Fonte: Tribuna da Bahia On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário