quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Centro pioneiro vai estimular a prática do parto normal

Um local capaz de acolher a gestante com conforto e estrutura ideais para o nascimento natural do bebê será inaugurado nesta sexta-feira, 26, no Centro Espírita Mansão do Caminho, no bairro Pau da Lima.

O Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, o único em funcionamento no  Estado, atenderá moradoras da região e adjacências, com gravidez de baixo risco. A proposta é atender as pacientes de forma humanizada, onde elas possam aguardar a chegada do bebê com acompanhamento de equipe especializada.
A expectativa é realizar, por mês, 120 partos normais. Ao todo são 40 profissionais envolvidos, entre obstetras, enfermeiros e “doulas”, mulheres que fornecem suporte físico e emocional à gestante.

Dar à luz pelo método natural, segundo especialistas, traz mais benefícios tanto para a mulher, quanto para a criança. “As mães que estiverem com uma gravidez de baixo risco, ou seja, tranquila, sem problemas, deveriam ter um parto normal”, diz a médica Maria do Carmo Leal, doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

Para ela, o trabalho de parto é fundamental para o nascimento. “Ele não começa na hora em que a mãe chega na maternidade. É um longo processo que prepara a criança para a vida extra-uterina”, completa a médica, coordenadora geral da pesquisa inédita “Nascer no Brasil: Inquérito sobre parto e nascimento”.
O estudo é financiado pelo Ministério da Saúde e analisa a distribuição do parto cesáreo, normal, fórceps e toda forma de nascimento realizada no Brasil. Os dados consolidados só serão divulgados no mês de dezembro.
E é para incentivar o nascimento pelo método natural que o Centro de Parto entra em funcionamento. “Ele chega para resgatar o parto natural como uma forma prazerosa de dar à luz”, garante o médico obstetra José Carlos Jesus Gaspar, responsável técnico da unidade.
O local é composto por cinco quartos equipados, um deles com banheira, para que a paciente possa ter o filho na água. “A proposta foi idealizada por Divaldo Franco, para funcionar com a assistência que a Mansão [do Caminho] já presta à população”.
A pizzaiola Vera Lúcia Santos Bispo está no oitavo mês de gestação. Ela realiza o pré-natal no centro de saúde da Mansão do Caminho e espera ter o bebê no Centro de Parto. “Os médicos dizem que está tudo certo com a gravidez. Quero que seja parto normal, sei que é melhor”.
Toda a unidade foi construída com verbas de doações. Para manter o funcionamento, que será gratuito, contará com o apoio dos governos estadual e federal.

Benefícios - O parto normal oferece inúmeros benefícios, entre eles a rápida recuperação da mãe, que pode receber alta médica 24 horas após o nascimento do bebê. O desconforto respiratório é menor para o bebê, assim como o risco de aspiração de líquido amniótico.
Nem todas as gestantes, entretanto, podem ter o bebê pelo método natural. Mulheres hipertensas, diabéticas ou com problemas cardíacos precisam de uma atenção especial. Para as grávidas de gêmeos ou que entram em trabalho de parto antes das 37 semanas gestacionais, o método cesáreo pode ser essencial para preservar a vida, tanto da mãe, quanto do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário