quarta-feira, 25 de abril de 2012

China e Suécia querem aprofundar cooperação em desenvolvimento sustentável

Cerca de 30 ministros de diferentes países estão reunidos no Parlamento sueco para debater propostas para a Rio+20
ESTOCOLMO - A dois meses da Rio+20, Suécia e China assinaram nesta quarta-feira um documento de intenções para aprofundar sua cooperação bilateral em temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, anunciaram o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, e o premier chinês, Wen Jiabao, na abertura do último da Estocolmo+40. O evento na capital sueca visa a preparar sugestões para o encontro das Nações Unidas em junho e marcar os 40 anos da conferência que, em 1972, colocou na agenda internacional o tema do desenvolvimento sustentável.
O premier Wen aproveitou uma visita à Europa, com passagens por Alemanha, Islândia e Polônia, além da Suécia, para participar do encerramento da Estocolmo+40, promovida pelo governo sueco. Nesta quarta-feira, cerca de 30 ministros de diferentes países estão reunidos no Parlamento sueco para debater propostas para a Rio+20. Inicialmente prevista na lista de participantes, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeria, é representada por seu secretário-executivo, Francisco Gaetani.
Em seu discurso, Wen destacou a cooperação entre China e Suécia como exemplo de parceria entre países desenvolvidos e emergentes, elemento essencial para o desenvoolvimento sustentável, em sua avaliação. Segundo o premier chinês, o novo acordo, previsto no documento assinado nesta quarta-feira, permitirá troca de visitas, pesquisas conjuntas e cooperação industrial entre chineses e suecos.
- Estamos comprometidos com uma parceria de longo prazo - disse Wen, para quem a Estocolmo+40 é também um espaço de reflexão, além de um evento comemorativo. - Este planeta é nosso lar comum. Devemos nos juntar para proteger a Terra, que é vital para nossa própria sobrevivência.
Em seu discurso, o primeiro-ministro da Suécia destacou que a conferência de 40 anos atrás foi o marco necessário para mudar a agenda internacional sobre o desenvolvimento. Quarenta anos depois, é hora de continuar.
- A Rio+20 representa uma oportunidade única. Precisamos reforçar a agenda política e as instituições para o crescimento sustentável - afirmou Reinfeldt.
Ao fim do debate entre ministros, a conferência na capital sueca resultará, ainda nesta quarta-feira, num documento com propostas e sugestões de temas a serem debatidos na Rio+20.
* O repórter viajou a convite da Embaixa da Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário