sábado, 21 de abril de 2012

Shows, exposições e atividades de lazer são opções da agenda cultural

Os bairros da Boca do Rio, Lobato, Pernambués, Pirajá, Pituba, Tancredo Neves e Vasco da Gama recebem, neste fim de semana, as atividades itinerantes do projeto Ruas de Lazer, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Na agenda cultural, o destaque é o violonista Barbosa Lima, que subirá ao palco do Espaço Cultural da Barroquinha, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
 
Integrando as comemorações de seus 50 anos de carreira, Barbosa Lima realiza duas apresentações em Salvador, às 19 horas, com ingressos a R$20. O artista traz como convidado, no sábado (21), o músico e compositor Roberto Mendes, e no domingo (22), o bandolinista Gabriel Rosário.
Também no domingo, às 11 horas, acontece mais uma edição do projeto Forró no Parque, no Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, no Itaigara. Na ocasião, o chamado “dono do forró temperado”, Zelito Miranda, traz como convidados o vocalista da banda Estakazero, Léo Macedo, o cantor e compositor sergipano Rogério e a dupla sertaneja André & Mauro. O evento é gratuito e conta com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Superintendência do Meio Ambiente (SMA) que administra o parque.
Mostras
No Museu da Cidade, no Pelourinho, o público pode conferir a mostra Indígena-afro-Brasil, do artista visual baiano Denissena, que explora arte digital e grafite. A mostra foi iniciada com uma performance, na qual onze telas em diversos tamanhos foram pintadas. A exposição segue aberta ao público até o dia 18 de maio.
Com trabalhos expostos em cidades como Nova York, Tóquio e Luanda, Denissena tem como inspirações culturais os ancestrais inkises, caboclos que são representados no candomblé e umbanda e imagens dos índios brasileiros.
Para comemorar os 80 anos de criação, o Arquivo Público Municipal preparou uma exposição com parte do acervo, que está em cartaz até o dia 23 de abril, no Espaço Cultural da Barroquinha, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. No Museu da Cidade acontece nesta sexta-feira (20), às 15 horas, a Oficina de Brincadeiras Populares. A facilitadora é Petinha Barreto, diretora teatral, pós-graduada em arte-educação.
Ruas de Lazer
Durante esta sexta-feira (20), o Projeto Ruas de Lazer levará atividades recreativas e esportivas ao Centro Social Urbano de Pernambués, nos turnos matutino e vespertino, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). No sábado (21), o projeto estará, das 8 às 12 horas, na Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba); na Rua Alto do Canjira, na Avenida Vasco da Gama; na Praça da Mãe Preta, na Estrada do Curralinho (Boca do Rio); e na Estrada das Barreiras, 1.526, próximo à entrada de Tancredo Neves, ao lado do Centro Espírita Centelha de Luz.
No domingo (22), além da atividade fixa no Farol da Barra, o projeto vai animar a garotada da Rua 8 de Novembro (Pirajá); no Conjunto Joanes Azul, entre a Escola Dalva Matos e a Escola da Polícia Militar (Lobato); e na Rua José Felipe Venique, antiga Rua 13, mesma rua do Colégio Agnelo de Brito (Boca do Rio). No mesmo dia, em Cajazeiras, acontece a grande final da Copa Cajazeiras de Futebol, no Campo da Pronaica, às 10 horas, com apoio da Secult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário