terça-feira, 10 de abril de 2012

Pré-vestibular gratuito abre inscrição pela internet nesta terça

Jessica Sandes - Jornal A Tarde
O Universidade para Todos, projeto de pré-vestibular gratuito do governo do Estado, dá início as inscrições nesta terça, 10. A inscrição, que é gratuita, segue até o dia 20 deste mês e deve ser realizada exclusivamente pela internet, na página do Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br. Serão disponibilizadas 22.840 vagas, distribuídas em 158 municípios baianos.
No ato da inscrição, o interessado deve escolher o município, o local e o turno que deseja cursar, além de lançar as notas do histórico escolar no sistema. Terão prioridade os candidatos que tiverem os melhores aproveitamentos, resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os candidatos podem esclarecer dúvidas por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.
Selecionados - A lista dos selecionados pode ser conferida no próprio site. A matrícula deve ser realizada no posto de inscrição escolhido pelo candidato. No ato, o estudante precisa apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. O histórico do ensino fundamental II, médio e um atestado, para quem está cursando o terceiro ano, também são obrigatórios. O curso é presencial e tem carga horária de 25 horas semanais. Os estudantes do programa receberão material didático, fardamento e, aqueles que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas, ganharão a isenção da taxa de inscrição em processos seletivos das universidades estaduais. O projeto é executado pelas universidades estaduais da Bahia, Feira de Santana, Santa Cruz e do Sudoeste da Bahia, além da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Podem concorrer às vagas, os estudantes que estão regularmente matriculados, este ano, no terceiro ano do ensino médio regular ou no quarto ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual ou municipal do Estado da Bahia, alunos que tenham cursado o ensino fundamental II nas mesmas instituições já citadas. Além de egressos da rede pública, que tenham cursado, em escola pública no Estado da Bahia, o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.
No ano passado, cerca de 1.337 estudantes do projeto conseguiram assegurar uma vaga no ensino superior. A coordenadora do programa, Patrícia Machado, espera que o número aumente. “Estamos na expectativa positiva. Ano passado atendemos 140 municípios, nesse estamos alcançando um número maior de estudantes”, frisa a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário