quinta-feira, 19 de abril de 2012

Com criação de 2.243 empregos formais, Bahia tem melhor resultado do Nordeste

Idosos podem realizar cirurgias de catarata gratuitas
Jornal A Tarde: Henrique Mendes
Médicos, técnicos e assistentes conveniados a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizarão, até o dia 24 de abril, cerca de 7 mil consultas oftalmológicas e 1,5 mil cirurgias de catarata no município de Conceição de Feira (a 128 km de Salvador). Com atendimentos direcionados a idosos com idades a partir de 60 anos, os serviços são oferecidos no Hospital Maria Teodora Leal, desde esta segunda-feira, 16, e também destinados a moradores de cidades vizinhas.
Por meio do programa Especialização Saúde em Movimento - Oftalmologia, criado pelo Governo do Estado em 2009, os pacientes passam por exames gratuitos, mesmo que não apresentem sintomas claros de problemas de visão. Caso algum deles seja diagnosticado com catarata, será submetido à cirurgia de correção da patologia. Se o idoso atendido não sofrer da doença, mas tiver alguma disfunção visual, receberá um par de óculos grátis, em até 30 dias.
De acordo com a coordenadora local do programa, Vejane Farias, cerca de 600 atendimentos foram prestados à população, apenas no primeiro dia de consultas. Deste total, 300 foram específicos para cirurgias de catarata. "Por vivermos em uma região com intensa exposição solar, a preocupação com os olhos deve ser ainda maior", salienta.
Cirurgia - Durante a cirurgia de correção da catarata, os médicos introduzem uma lente intraocular, por meio de abertura milimétrica no olho, que não necessita de suturação. A catarata é sugada por uma agulha e uma lente com validade de 120 anos é inserida no olho do paciente, corrigindo a deficiência visual. A operação dura entre cinco e 10 minutos.
Antes do procedimento cirúrgico, os pacientes passam por exames pré-operatórios, requisitos básicos solicitados pelos médicos. As consultas podem ser remarcadas ou canceladas, caso a pressão arterial e a glicemia estejam descompensadas ou se o paciente apresentar algum edema de córnea.
"Um dos grandes problemas é que os pacientes pensam que precisam vir às consultas em jejum, o que não é necessário, devido à baixa agressividade do procedimento. Deste modo, muitos chegam com a glicemia descompensada. Nossos médicos tentam controlá-la, mas quando não conseguem remarcam o procedimento cirúrgico", completa Vejane Farias.
Topa - Além de pessoas idosas, o programa também atende a alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa), independente da idade, ofecendo-lhes 1500 consultas diárias. "Foi verificado que muitos estudantes do programa não conseguiam concluir o curso por apresentarem problemas na visão. Por esse motivo, eles também são assistidos", acrescenta Vejane Farias.
O programa Saúde em Movimento já realizou, desde o seu início em 2009, 63.024 cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 350 municípios. Deste total, 63 mil baianos poderiam estar cegos se não tivessem passado pela cirurgia de combate à patologia.
Cidades- Além de Conceição da Feira, já estão marcadas etapas do programa nas cidades de Serrinha (22 a 30 de abril); Ubaitaba (2 a 10 de maio); Ourolândia (9 a 17 de maio); Andaraí (22 a 30 de maio); Castro Alves (16 a 24 de maio); Cordeiros (17 a 15 de junho); Valença (2 a 10 de junho); Santana (9 a 17 de junho); Mutuípe (1 a 10 de julho); Poções (10 a 18 de julho); Wanderley (18 a 26 de julho); Casa Nova (8 a 16 de agosto); e Caturama (1 a 9 de agosto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário