Mariana Mendes - Jornal A Tarde
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) consegue reunir em seu portal 172
serviços online de 25 órgãos públicos, de maneira que o cidadão não precise sair
de casa para determinados tipos de atendimento.
Entre as ofertas estão o pagamento de contas, impostos e tributos, emissão
de comprovantes e certidões, informações sobre espetáculos e relacionadas ao
meio ambiente e agricultura, orientação judiciária, emissão de documentos em
âmbito estadual e federal, além de atendimento na Delegacia Digital, com
registro de furto e roubo de veículos, objetos e documentos, perda e extravio de
documentos e objetos e desaparecimento de pessoas.
Quem visita o endereço www.sac.ba.gov.br, encontra um menu com os serviços online. Os
mais procurados são: Antecedentes Criminais, 2ª via de conta de água, 2ª via de
conta de energia e Delegacia Digital. Estes até ganharam destaque em um canal
específico. Confira!
Além deles, as opções variam desde entretenimento, como saber a programação
do Teatro Castro Alves, até orientações sobre Trabalho, Emprego, Trânsito e
Transporte. Veja
mais!
Também está em destaque na página principal do site, a opção "Antes de ir
ao SAC", com informações sobre os documentos necessários que o cidadão deve ter
em mãos antes de se dirigir a uma das 40 unidades da rede de atendimento em todo
o Estado.
Sobre a possível ampliação dos serviços online no portal, a diretora de
gestão de qualidade do SAC, Renata Savoy, explica que para aumentar a oferta é
preciso que os órgãos parceiros também aumentem seus serviços online. "O SAC
reúne serviços de outros órgãos. A medida que eles ampliarem as ofertas de
atendimento online, estaremos replicando estes serviços para o site",
garante.
Agendamento - O serviço mais procurado no Portal SAC é o
de agendamento. Atualmente, ele atinge a marca de 7,7 mil atendimentos diários
para 14 órgãos públicos, nos postos SAC dos shoppings Salvador, Paralela,
Liberdade e Passeio Norte, no município de Lauro de Freitas.
A previsão é que o número de agendamentos aumente neste segundo semestre.
De acordo com a diretora, as unidades dos municípios de Feira de Santana e
Vitória da Conquista vão passar a realizar atendimento com hora marcada.
"Queremos evitar que a população fique nas filas. A intenção é oferecer cada vez
mais comodidade, acessibilidade e independência do serviço", explica Renata,
lembrando que o agendamento também pode ser realizado pelo telefone, por meio do
número 0800 071 53 53.
Para ter acesso ao serviço de agendamento no site, o cidadão precisa se
cadastrar. Depois de ter login e senha, ele poderá agendar qualquer um dos
serviços oferecidos. Para não perder tempo, o sistema oferece uma opção de busca
rápida. Basta digitar uma palavra relacionada com o atendimento interessado e o
site lhe oferece sugestões de serviços. Depois de escolhido, é só agendar o dia
e comparecer ao posto escolhido. Mas atenção, o cidadão que agendar e não
comparecer ou desfizer o agendamento, terá que ficar cinco dias sem fazer novo
agendamento. Agende aqui seu atendimento!
Celular - Os serviços disponíveis no SAC Mobile ainda são
poucos, porém já demonstram preocupação em atender a demanda dos usuários. As
ofertas são o agendamento para serviços na rede SAC, a relação de documentos
necessários para cada demanda, as rotas do SAC Móvel pelo interior do estado e o
link direto com a Ouvidoria do SAC.
SAC Móvel - O portal SAC ainda traz o itinerário do SAC Móvel, caminhão de serviços da rede que roda o interior baiano oferecendo serviços à população. Durante o período de visita, o SAC Móvel realiza atendimentos como:
- Emissão de Certidão de Nascimento;
- Emissão de Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Emissão de Antecedentes Criminais e
- Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações,
Reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.
SAC Móvel - O portal SAC ainda traz o itinerário do SAC Móvel, caminhão de serviços da rede que roda o interior baiano oferecendo serviços à população. Durante o período de visita, o SAC Móvel realiza atendimentos como:
- Emissão de Certidão de Nascimento;
- Emissão de Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Emissão de Antecedentes Criminais e
- Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações,
Reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.
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