sexta-feira, 25 de maio de 2012

PDT decide por candidatura própria

Tribuna da Bahia - Romulo Faro REPÓRTER
Sob o comando de seu líder nacional, o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os diretórios estadual e municipal do PDT se reuniram ontem para pôr fim à indefinição causada com a desistência do deputado federal Marcos Medrado de disputar a Prefeitura do Salvador.


Os pedetistas decidiram que o partido tem força suficiente para encabeçar uma chapa majoritária e a ideia central é a de ter candidato. Contudo, antecipam que, em caso de não conseguirem viabilizar um nome vislumbrarão uma candidatura para vice-prefeito. Os nomes cotados para o páreo são dos deputados Marcos Medrado e Félix Mendonça Jr.


“Estamos avaliando todas as possibilidades, mas é certo que estaremos numa chapa majoritária nas eleições de Salvador”, garantiu Lupi, que prevê que o PDT eleja de 70 a 80 prefeitos na Bahia e saia com cerca e 150 candidatos majoritários nos municípios baianos.


Novidade mesmo veio de Medrado. Apesar de não participar da reunião por causa de compromissos “pré-agendados” e “inadiáveis” em Brasília (embora seja o presidente municipal do PDT), o deputado mandou avisar que seu nome voltou ao páreo. Além dele, os pedetistas cogitam o nome do também deputado federal Félix Mendonça Jr.


O encontro aconteceu na sede do partido, na Mouraria, em Salvador, e reuniu, além de Carlos Lupi, o presidente estadual Alexandre Brust, os demais deputados federais e estaduais, vereadores e filiados.
Félix Jr. saiu satisfeito com o resultado da reunião. “Todo partido quer ter seu candidato e, consequentemente, fortalecer sua legenda junto ao eleitorado e também oferecer um palanque aos candidatos a vereador.


É muito bom que o PDT esteja na briga para dirigir uma cidade tão importante como é a nossa querida Salvador”, disse o parlamentar. Em contato com a Tribuna, Alexandre Brust disse que a definição sobre candidatura própria ou de um vice será conhecida no próximo dia 10 de junho, data da convenção pedetista.
“Até lá nós vamos conversar com todos os partidos. Se até o dia da convenção nós não tivermos uma decisão de uma candidatura que a maior parte do PDT entenda como a melhor para Salvador e que integre os princípios do partido, a exemplo da educação em tempo integral, vamos fechar como vice. Caso contrário, teremos candidato próprio”, disse Lupi ao Portal 10 segundos.
E para deixar os governistas com a pulga atrás da orelha, o ex-ministro listou outros nomes que o PDT poderá apoiar quando questionado se a preferência seria pela candidatura do deputado Nelson Pelegrino, do PT. Para surpresa, ele citou um nome de um dos principais opositores ao governador Jaques Wagner (PT)


“Pode ser o Nelson Pelegrino, a própria senadora Lídice da Mata, o deputado ACM Neto...”, disse Lupi, ao site Metrô 1. Ele também falou que sobre o PMDB do radialista e ex-prefeito Mário Kertész. Disse que não foi procurado, mas que está aberto ao diálogo.
O presidente nacional do PDT admitiu ainda um encontro com Marcos Medrado e com o governador na quarta-feira (23) para tratar do posicionamento do partido. Mas não deu mais detalhes. Na reunião de ontem, os pedetistas não discutiram nomes para representá-los.


“Não debatemos porque essa não é a prioridade agora. Inicialmente, permanece o nome de Marcos Medrado como pré-candidato. Mas vamos conversar muito nos próximos dias e resolveremos até a convenção”, disse Alexandre Brust à reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário