sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lançamento de Zé Ronaldo abre disputa em Feira de Santana

Além do democrata, estão no páreo o atual prefeito, Tarcízio Pimenta (PDT), que conta com o controle da prefeitura, e o deputado estadual Zé Neto (PT), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa

Jairo Costa Júnior - Correio da Bahia

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), lança hoje sua pré-candidatura para disputar o comando da maior cidade do interior baiano, distante 108 quilômetros da capital. O ato esquenta a batalha que três forças políticas travam pela maioria dos votos dos mais de 360 mil eleitores do município, segundo dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Além do democrata, estão no páreo o atual prefeito, Tarcízio Pimenta (PDT), que conta com o controle da prefeitura, e o deputado estadual Zé Neto (PT), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa e que tem como principais cabos eleitorais o governador Jaques Wagner e a estrutura de um partido que comanda o Palácio do Planalto. Contudo, enquanto seus adversários se preparam para rumar às urnas com apoio das máquinas administrativas dos governos federal, estadual e municipal, Zé Ronaldo trabalha em duas frentes: solidificar a liderança apontada nas últimas pesquisas extraoficiais e criar uma ampla coalizão de forças em torno de seu nome.

O democrata evita dizer com quais partidos já teria fechado acordo, mas boa parte deles estará hoje no lançamento da sua pré-candidatura, prevista para 10h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), centro de Feira. Entre as siglas que já sinalizaram apoio a Zé Ronaldo estão PSDB, PTN e o PSC, mas líderes do DEM dizem acreditar que a aliança terá pelo menos dez siglas. Há conversas para atrair o PV e o PPS. “Prefiro não antecipar nomes, em respeito às lideranças partidárias”, disse o democrata.

A maior expectativa, porém, é em torno do PMDB de Feira, comandado pelo ex-deputado federal Colbert Martins, que ainda não abandonou oficialmente a disputa. “As conversas entre Colbert e Zé Ronaldo estão muito boas e avançando. Eles estão se estreitando. Colbert é uma força política que tem total respaldo do PMDB para conduzir o processo com autonomia. O que ele decidir está decidido”, destacou o presidente estadual do PMDB, o deputado federal Lúcio Vieira Lima. O peemedebista afirmou que aumentaram muito as probabilidades de formalização da aliança entre os dois políticos e aposta que ela deva ocorrer nos próximos dias.

Com a adesão de Colbert, Zé Ronaldo levaria não só o apoio de um político que recebeu mais de 58 mil votos em Feira (22% dos votos válidos) nas eleições para a Câmara em 2010, mas os minutos do partido que detém a maior fatia na propaganda política gratuita no rádio e na TV. O prefeito Tarcízio Pimenta, que foi eleito em 2008 com apoio do democrata, terá a candidatura à reeleição homologada em 10 de junho e já conta com o apoio de pelo menos um partido: o PR, legenda cuja maior liderança em Feira é sua mulher, a deputada estadual Graça Pimenta.

Já o petista Zé Neto, que teve mais de 31 mil votos em Feira nas últimas eleições, vem mantendo conversas com outras siglas que compõem o arco de alianças do governo do estado, em especial o PCdoB, PSB e PP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário