quinta-feira, 24 de maio de 2012

Detentas do Presídio Feminino liberam agente penitenciário e encerram rebelião

Presas reclamavam da alimentação oferecida e pediam agilidade da Justiça nos processos


Da Redação - Correio da Bahia

Detentas do Presídio Feminino de Salvador encerraram por volta de 16h desta quarta-feira (23) a rebelião iniciada no fim da manhã de hoje. Elas liberam o agente penitenciário Fernando Passos, que era feito refém desde o início do motim.

As presas reivindicavam melhorias na alimentação, mudanças no processo de visitação e no andamento de processos judiciais. Além do agente, três detentas foram feitas reféns.

De acordo com João Santana, diretor financeiro do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sindsped-Ba), as reivindicações das detentas são antigas. “Há muito tempo que elas estavam se queixando. Hoje, atearam fogo em colchões, destruíram parte da sala da segurança e espancaram presas consideradas rivais”, diz o diretor.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informa que o processo de negociação foi comandado pelo superintendente de Gestão Prisional da secretaria, tenente-coronel Paulo César Reis.

O secretário Nestor Duarte Neto e equipes do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu também acompanharam a negociação.

O Conjunto Penal Feminino abriga 154 internas e fica localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário