sexta-feira, 18 de maio de 2012

Começa hoje o prazo para os bancos adaptarem agências

Tribuna da Bahia
A partir desta sexta-feira (18), as agências bancárias de Salvador terão o prazo de 15 dias para se adaptar às leis 8.025/2011 e 8.042/2011, que obrigam os bancos a aumentar a altura dos biombos de atendimento ao cliente nos caixas e a instalar câmeras de monitoramento nas áreas internais e externas das agências. As leis municipais, publicadas em 2011, até então não eram cumpridas pelas 314 agências de Salvador.

O prazo foi estabelecido em um encontro na tarde de ontem ( 17) entre o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e o superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, Cláudio Silva. Na reunião foram discutidas ações preventivas que as agências devem tomar para garantir a segurança dos clientes.

“A instalação dos biombos vai evitar a visualização das movimentações financeiras dos clientes junto aos caixas. Acreditamos que essa ação, juntamente com outras medidas, irá auxiliar na prevenção de crimes como o de saidinha bancária”, explicou Barbosa.

Já a Sucom vai atuar como parceiro da SSP, fiscalizando as agências que não cumprirem as leis nos prazos estabelecidos. Segundo Silva, os bancos que não se adaptarem às normas serão fechados. “Não é só obrigação do estado e do município proporcionarem segurança aos clientes. Nós temos que cobrar medidas preventivas dos bancos”, ratificou o superintendente.

As ações discutidas na reunião desta tarde já são utilizadas com sucesso em outros estados, como São Paulo, Paraná, Ceará e Pará. Além do secretário e do superintendente, participaram da reunião o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, o gestor da Superintendência de Inteligência da SSP, Rogério Magno, além de servidores da Sucom, responsáveis pela fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário