quinta-feira, 17 de maio de 2012

Espanha cai oficialmente em recessão, que pode ser prolongada



MADRI, 17 Mai (Reuters) - A Espanha caiu oficialmente em recessão no primeiro trimestre, segundo números finais confirmados nesta quinta-feira, deixando o país sob a ameaça de uma retração prolongada em meio às dificuldades da zona do euro para equilibrar austeridade com crescimento.


No primeiro trimestre, a economia encolheu 0,3 por cento na comparação com o último trimestre de 2011, e recuou 0,4 por cento na base anual, informou o Instituto Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira, o maior queda anual desde o primeiro trimestre de 2010.

"A recessão está avançando num ritmo gradual, mas levando em conta a última pesquisa empresarial, aparentemente a contração na atividade econômica irá se alongar nos próximos trimestres", disse o economista do Unicredit, Tullia Bucco.
O setor manufatureiro da Espanha encolheu no ritmo mais rápido em quase três anos em abril, enquanto a indústria de serviços contraiu pelo décimo mês seguido, de acordo com os índices de gerentes de compras do Markit.
A expansão do setor de exportações, a única área da economia espanhola que cresceu nos últimos dois trimestres, desacelerou no primeiro trimestre, ao passo que os principais parceiros comerciais na Europa viram suas próprias economias contraírem.
Madri está lutando para persuadir investidores, que têm vendido a dívida do país em massa, de que pode controlar suas finanças públicas com amplos cortes de gastos, mas temores de que a reforma do setor bancário será cara continuam.
Economistas dizem que os números de crescimento espanhol vieram em linha com as expectativas, mas notaram que eles estavam revisando previsões na medida em que as incertezas aumentam sobre a região.
(Reportagem de Paul Day)

Nenhum comentário:

Postar um comentário