sexta-feira, 18 de maio de 2012

DEM recebe apoio do PSDB rachado

Tribuna da Bahia
Fernanda Chagas subeditora
A expectativa em torno do rumo que o PSDB tomará nas eleições municipais de Salvador enfim chegará ao fim. Hoje, em coletiva de imprensa, marcada para as 15h, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, o diretório estadual anunciará a decisão de forma oficial.

Contudo, se por um lado o presidente estadual da legenda, Sérgio Passos, dá claros sinais de que o encontro será para selar a união com o Democratas e, consequentemente, retirar o nome do tucano Imbassahy do páreo em prol da pré-candidatura de ACM Neto, do outro o diretório municipal afirma sequer ter sido comunicado e deixa claro discordar da decisão. Mais além, José Carlos Fernandes, presidente do PSDB de Salvador, diz que os líderes estaduais terão que se explicar para a população e para as bases.

Informações dão conta ainda de que o ex-prefeito Antonio Imbassahy, que figura bem nas pesquisas, não está nem um pouco satisfeito e até mesmo cogita deixar o ninho tucano e rumar para os braços governistas. Vale ressaltar que, conforme a Tribuna divulgou, o PSD, comandado pelo vice-governador Otto Alencar, seria uma alternativa para Imbassahy.

Em contato com a reportagem, embora Otto tenha negado qualquer conversa neste sentido, destacou gostar muito do ex-aliado e pontuou que, se essa fosse uma decisão dele, o PSD estaria de braços abertos. “Gosto muito dele, é meu amigo. Sem falar que é um bom quadro, mas não quero falar sobre hipótese. Eu jamais o convidaria, mas se ele viesse conversar comigo, o que acho improvável, ele seria recebido de braços abertos”, enfatizou.

Enquanto isso, Sérgio Passos assegura estar em plena harmonia com o correligionário. “Temos conversado e tudo está bem”. Quando o assunto foi a presumida aliança com o DEM, se limitou a dizer que por enquanto não pode contar, mas não hesitou em afirmar que se “o DEM estiver presente será ótimo. Afinal, o evento será aberto à imprensa e ao público”.

O presidente municipal, por sua vez, sem esconder a mágoa, além de afirmar que soube da oficialização tucana através da imprensa, disparou que este é um assunto que tem sido tratado entre a executiva estadual e a nacional, cujo diretório municipal ficou de fora. “Para se ter ideia, ontem (anteontem) procurei Passos e ele me comunicou que estava cumprindo uma exigência da nacional.

Fiz queixa, deixei claro que devemos esclarecimentos às bases e deveríamos ser os primeiros a saber e ele apenas pediu para que nós da municipal e Imbassahy apressássemos a nossa decisão para que o martelo fosse batido, e hoje (ontem) fui surpreendido pela imprensa”. Reforçando sua insatisfação, disse ainda que partido que não tem candidato forte é que procura pessoa de maior destaque para apoiar.

“E esse não é o nosso caso. O PSDB tem responsabilidade com a cidade, tem um nome forte e a expectativa até então era que fôssemos instrumento de resgate de uma Salvador melhor. Essa era a expectativa, mas alguém avançou o sinal e a coisa ficou capenga”.
Eximindo qualquer dúvida sobre a união demo-tucana, ACM Neto, em entrevista ontem, declarou que existe uma consciência entre PSDB e DEM de que as duas siglas não poderiam marchar desunidas nas eleições deste ano.

Neto confirmou, inclusive, que hoje, quando o PSDB formalizará o apoio à sua candidatura, começará a discutir a formatação da aliança e até a forma de participação que o deputado Imbassahy terá na campanha.
Sobre a união de PSDB e DEM, Neto afirmou que separadas as legendas teriam maior hipótese de serem derrotadas.

Imbassahy, no entanto, manteve o silêncio durante toda semana. Segundo sua assessoria de imprensa, ele estaria proferindo uma palestra em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário