terça-feira, 22 de maio de 2012

Wagner reafirma acordo com montadora

Tribuna da Bahia - Adriano Villela REPÓRTER
 
O primeiro lote de mil carros da JAC Motors, importados da China, via Porto de Salvador, desembarcou ontem com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib.

A distribuição dos automóveis, que até então era feita a partir do Espírito Santo, passa a ser feita na Bahia devido a um acordo feito com a montadora, responsável pela implantação de uma fábrica no estado, com inauguração prevista para 2014. “Eu estive na China visitando a fábrica da JAC Motors e este desembarque é uma confirmação das nossas negociações, faz parte do compromisso firmado”, afirmou o governador.

Segundo ele, o terreno para a construção da fábrica já está definido, em Camaçari. A implantação receberá investimentos de R$ 900 milhões. A planta gerará 3.500 empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. A capacidade de produção será de 100 mil unidades.

A Jac Motors anunciou ainda que criará no estado uma central de distribuição de veículos e um centro de peças. A central de distribuição terá investimento de R$ 20 milhões e será erguida no terreno da fábrica, em Camaçari, com previsão de inauguração no final de 2013.

Em fase de formatação, a central de peças terá a participação de mais de fornecedores, que atenderão simultaneamente à Ford. Os dois projetos foram confirmados na tarde de ontem, em Salvador, pelo presidente da Jac Motors do Brasil, Sérgio Habib.
Em ato realizado com a presença do governador Wagner e dirigentes da montadora, a montadora chinesa fez o primeiro desembarque de mil veículos modelo J5 pelo porto de Salvador. A ideia da empresa é importar pelo terminal baiano entre 25 mil a 30 mil unidades/ano - incluindo veículos J3, J3 Turim e J, operação antes realizada pelo Porto de Vitória (ES).

A sede institucional da JMB já funciona na Bahia. Na solenidade, o governador ressaltou que o início das importações tem o simbolismo de consolidar o projeto da fábrica.

“É uma etapa de consolidação muito importante. As licenças ambientais já foram pedidas. Agora é esperar a pedra fundamental”, disse. A Bahia é o maior mercado da JAC no Nordeste, já ultrapassamos 2% de mercado, ante um market shares de 0,8% nacionalmente.
Sérgio Habib acrescentou que os carros a serem fabricados na Bahia serão “customizados” para o mercado nacional. Os modelos “made in” Brasil já estão sendo desenvolvidos por engenheiros brasileiros e chineses. “Se você quiser vender hoje para o mercado brasileiro tem que produzir carros no Brasil”. A contratação dos três mil operários da futura planta baiana, conforme o empresário, começa a partir do final de 2013 e a capacitação usará a instalação do Sinai-Cimatec.

“O Cimatec é o maior centro deste tipo que eu já vi”, elogiou Habib. O Estado, por intermédio dos secretários da Indústria, Comércio e Mineração e de Portos e Indústria Naval, respectivamente James Correa e Carlos Costa, apresentaram durante a solenidade a proposta para o porto que exportará os carros da JMB, com início da fabricação prevista para final de 2014.

Correa explicou que está avançado um acordo com a Ford para ampliação de Ponta da Laje - no complexo de Aratu. “Vamos passar de uma área de 200 mil metros quadrados para 1,5 milhão de metros quadrados”, afirmou o secretário da Indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário