sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lula admite concorrer à presidência se Dilma desistir

Agência France Press - Jornal A Tarde
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu na noite desta quinta-feira que tentará um terceiro mandato em 2014 se a atual presidente, Dilma Rousseff, optar por não concorrer.

Lula garantiu que "a única hipótese" de ser candidato é se a presidente Dilma "não quiser" (concorrer), porque não "vai permitir" que um político do PSDB volte à presidência.

Em entrevista ao Programa do Ratinho, no SBT, o ex-presidente afirmou que Dilma vai estar "muito forte" no final de seu mandato e ficará mais quatro anos no poder.

Lula, que venceu um câncer na laringe, disse a princípio que "não há hipótese de sair candidato em 2014, pois a presidente irá concorrer e estará muito mais forte". "Se em algum momento eu disser o contrário, eu retiro o que disse".

"Ela (Dilma) não apenas vai querer, mas vai buscar a reeleição. Vou ser o cabo eleitoral dela", afirmou Lula, que concluiu seu mandato no final de 2010 com 80% de popularidade.

Mas o ex-presidente admitiu "disputar alguma eleição para evitar que algum tucano retorne ao poder", em referência ao PSDB, partido de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, que governou o Brasil por oito anos.

Em março passado, Lula, 66 anos, anunciou sua volta à vida política após curar o câncer na laringe.

"Vou voltar à vida política porque acredito que o Brasil deve continuar crescendo, se desenvolvendo, gerando emprego, melhorando a vida de milhões e milhões de brasileiros que conseguiram chegar à classe média e não querem sair dela", declarou Lula na ocasião.

Lula ocupou as manchetes esta semana após a denúncia do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes de que foi pressionado pelo ex-presidente sobre o caso do "Mensalão", que o STF deve julgar em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário