segunda-feira, 11 de junho de 2012

Na estreia de Emmerson José na CBN, João Henrique faz balanço: "Vão sentir saudade"

João Henrique afirma que muitos dos problemas atuais enfrentados pelos soteropolitanos - como os engarrafamentos - são resultado de uma série de transformações pelo qual passou a cidade, sem que houvesse uma devida preparação


Da Redação Correio da Bahia
Na estreia do seu programa na rádio CBN Salvador (100,7), o jornalista e radialista Emmerson José entrevistou o prefeito de Salvador João Henrique. Nos últimos seis meses à frente do comando da terceira maior cidade do país, João Henrique fez um balanço dos seus oito anos de governo. "Quando eu deixar a prefeitura é que a cidade vai começar a sentir saudade, quando fizerem o balanço das mudanças que fizemos", disse.

João Henrique afirma que muitos dos problemas atuais enfrentados pelos soteropolitanos - como os engarrafamentos - são resultado de uma série de transformações pelas quais passou a cidade, sem que houvesse uma devida preparação. "São cerca de 3 mil novos carros despejados nas ruas históricas e estreitas de Salvador a cada 30 dias. Foram muitas mudanças na legislação, não só no trânsito, mas em gestão de saúde, aplicação do fundo de educação. A atuação dos órgãos externos passaram a ser maior em relação à prefeitura", ponderou.

Questionado sobre o uso de câmeras de segurança para resolver questões de segurança e trânsito, o prefeito lamentou o pouco número de equipamentos de vigilância. "É preciso também educação, pois as câmeras dão resultado em curto prazo. O problema é que temos poucas câmeras, cerca de 40, para o tamanho de Salvador. Temos 10 mil pessoas por metro quadrado. Já São Paulo, a maior cidade da América Latina, não tem o adensamento populacional que Salvador tem".

Em um dos pontos mais polêmicos de sua administração, João Henrique explicou que a retirada das barracas de praia da orla de Salvador foi uma determinação urgente da Justiça Federal. "Todo mundo dizia: 'Salvador tem a orla mais feia do Brasil'. O que foi feito pelo governador João Durval [pai de João Henrique] estava completamente destruído. O que aconteceu foi que nesses anos, não demos atenção à orla. Ordenada pela Justiça Federal, provocada pela Advocacia Geral da União, que viu o abandono e o caos, a Prefeitura teve que retirar as barracas e os equipamentos que não fossem fixos. Foi de uma forma dolorosa, mas a falta de opção alternativa foi um grave problema".

Sobre um novo projeto, o prefeito informou que novas barracas não foram construídas na orla porque precisam atender às demandas ordenadas pela própria Justiça Federal. "O projeto com propostas de ajustes já está com a Justiça Federal há cinco anos. Mas as construções serão nos calçadões. Em cima das areias, só que puder ser removido".
João Henrique ainda comentou o apoio que percebeu da população durante o carnaval [o prefeito curtiu o bloco Camaleão ao lado da namorada, a secretária de Saúde, Tatiana Paraíso]. "Enquanto os políticos estavam nos seus camarotes, eu estava no meio do povo. A verdade é que se falou muito de um João Henrique que eu sequer conhecia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário